Uso de baterias cresceu mais que quase todas as outras tecnologias de energia limpa em 2023

Uso de baterias cresceu mais que quase todas as outras tecnologias de energia limpa em 2023

Agência Internacional de Energia (AIE) defende que o uso de baterias precisará aumentar ainda mais até o fim da década para alcançar as metas climáticas

Estadão Conteúdo

Em 2023, o desempenho superior foi apoiado por custos 90% mais baixos que 15 anos atrás, afirma a AIE

publicidade

O crescimento no segmento de baterias foi maior que o de quase todas as outras tecnologias de energia limpa em 2023, apontou o relatório especial da Agência Internacional de Energia (AIE) sobre Baterias e Transições Energéticas Seguras - o primeiro sobre o assunto.

A AIE defende que o uso de baterias precisará aumentar significativamente até o fim da década para possibilitar o alcançamento das metas climáticas. "Nesse cenário, a capacidade global de armazenamento de energia aumentará seis vezes até 2030 em todo o mundo, com as baterias respondendo por 90% do aumento e a energia de hidrelétricas, pela maior parte do restante", diz trecho do documento.

Em 2023, o desempenho superior foi apoiado por custos 90% mais baixos que 15 anos atrás, avanço na inovação e políticas de estimula à indústria, que ajudaram a aquecer a demanda, afirma a AIE.

A instituição contextualiza que mais de 90% da demanda por baterias vem do setor de energia. Os dados mostram que, em 2023, a utilização de baterias no setor da energia aumentou mais de 130% em relação a 2022, com 42 gigawatts a mais nos sistemas elétricos do mundo. No setor de transportes, as baterias permitiram que as vendas de automóveis elétricos aumentassem de 3 milhões em 2020 para quase 14 milhões em 2023, afirma a AIE.

Veja Também


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895