Volkswagen se une à Amazon para conectar fábricas na nuvem

Volkswagen se une à Amazon para conectar fábricas na nuvem

Maior fabricante de automóveis do mundo quer "otimizar os processos de produção e aumentar a produtividade"

AFP

O CEO da Volkswagen Herbert Diess faz um discurso durante a conferência anual da mídia SEAT em 27 de março de 2019, em Martorell

publicidade

A montadora alemã Volkswagen anunciou nesta quarta-feira uma aliança pelos próximos anos com a gigante tecnológica americana Amazon para desenvolver uma plataforma digital que conecte suas fábricas e aumente a produtividade. Este sistema, chamado Volkswagen Industrial Cloud, "reunirá todos os dados das máquinas e sistemas das 122 fábricas do Grupo Volkswagen", incluindo os programas de computador e seus armazéns, disse o fabricante em um comunicado. Atualmente, a infraestrutura de TI pode diferir de uma fábrica para outra.

A maior fabricante de automóveis do mundo quer "otimizar os processos de produção e aumentar a produtividade", disse o grupo, acrescentando que essa "nuvem" poderá eventualmente gerenciar toda a cadeia de produção, inclusive fornecedores. O aumento da produtividade é um dos objetivos do plano de economia da Volkswagen, que está embarcando em uma transição dispendiosa para a mobilidade elétrica. A Volkswagen Industrial Cloud deve ser implementada ainda neste ano, disse a fabricante.

Computação em nuvem significa usar uma rede de servidores remotos conectados pela Internet em vez de instalar um servidor local, permitindo acesso flexível a grandes quantidades de capacidade de computação. "Queremos criar um ecossistema industrial crescente com transparência e eficiência, trazendo benefícios para todos os envolvidos", disse Oliver Blume, diretor de produção da VW e também de sua marca Porsche, em comunicado.

Andy Jassy, executivo-chefe da Amazon Web Services, foi citado no comunicado da Volkswagen dizendo que a nuvem industrial da Volkswagen “reinventará seus processos de fabricação e logística”. Computação em nuvem significa usar uma rede de servidores remotos conectados pela Internet em vez de instalar um servidor local, permitindo acesso flexível a grandes quantidades de capacidade de computação. A Amazon Web Services faz parte da Amazon.com, Inc., empresa de tecnologia sediada em Seattle, que atua no varejo, publicação e produção de TV e filmes.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895