Avião Solar Impulse 2 completa volta ao mundo ao pousar em Abu Dhabi

Avião Solar Impulse 2 completa volta ao mundo ao pousar em Abu Dhabi

Mentor do projeto, Bertrand Piccard destacou "futuro limpo" ao terminar os 42 mil quilômetros

AFP

Mentor do projeto, Bertrand Piccard destacou "futuro limpo" ao terminar os 42 mil quilômetros

publicidade

O avião Solar Impulse 2 pousou às 4h05min desta terça-feira (horário local) em Abu Dabi e completou seu projeto de volta ao mundo. Foi a última etapa  de sua inédita viagem de volta ao mundo, com mais de 42 mil quilômetros percorridos usando apenas energia solar. A aeronave tinha decolado no domingo do Cairo, no Egito, e no último trecho de seu voo histórico foi pilotada, durante 49 horas, pelo suíço Bertrand Piccard.

Piccard fez um discurso efusivo projetando a evolução da utilização de energia nos transportes. "O futuro é limpo. O futuro são vocês. O futuro é agora, vamos além", relatou o aviador, cujo avô foi o primeiro homem a chegar à estratosfera e o pai, o primeiro a atingir o ponto mais profundo dos oceanos. "Lancei o projeto @solarimpulse em 2003 para transmitir a mensagem de que as tecnologias limpas podem conseguir o impossível", declarou.

O outro piloto, o também suíço André Borschberg, destacou no Twitter que o Solar Impulse 2 "é ao mesmo tempo o primeiro avião com resistência ilimitada e a única aeronave experimental autorizada a sobrevoar as cidades". O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, expressou sua "profunda admiração" por esta iniciativa. "É um dia histórico não só para vocês, mas também para a humanidade", acrescentou Ban em uma conversa com Piccard transmitida ao vivo.

No domingo, entre aplausos e gritos de apoio da equipe de terra, o avião decolou do aeroporto do Cairo com destino a Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, de onde partiu no dia 9 de março de 2015 para iniciar a volta ao mundo. "É um projeto para a energia e para um mundo melhor", afirmou Piccard, de 58 anos, antes da decolagem, acrescentando que a viagem seria "difícil".

Com um peso de uma tonelada e meia, tão largo quanto um Boeing 747, o Solar Impulse 2 voa graças a baterias que armazenam a energia solar captada por 17 mil células fotovoltaicas em suas asas. Em geral, o avião voa a um velocidade de cerca de 50 km/h, que pode ser duplicada quando está plenamente exposto ao sol.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895