Campanha Outubro Rosa 2023 é lançada em celebração aos 30 anos do IMAMA

Campanha Outubro Rosa 2023 é lançada em celebração aos 30 anos do IMAMA

Diversas ações vão acontecer na cidade, com objetivo de divulgar a prevenção ao câncer de mama.

Vitória Fagundes

O evento contou com autoridades do Estado e do munícipio

publicidade

O Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA) lançou nesta sexta-feira a Campanha Outubro Rosa, que alerta para a importância do exame precoce e outros cuidados com o câncer de mama. O evento, que celebrou os 30 anos de trabalho do instituto, contou com a participação do secretário adjunto da Saúde, Cesar Sulzbach, da diretora da Atenção Primária, Vânia Frantz, além do Gabinete da Primeira-dama Valéria Leopoldino, A abertura da campanha ocorreu no Centro Administrativo Municipal.

Segundo a diretora do IMAMA, Rita Cunha, o objetivo este ano é reforçar a conscientização sobre o diagnóstico precoce, do tratamento ágil do câncer de mama, e também de alertar mulheres a se manterem vigilantes por meio da prática do autocuidado e da realização da mamografia anual. “Precisamos falar neste Outubro Rosa do acesso ao diagnóstico e o acesso ao tratamento”.

Durante a fala ela ressaltou que o apoio de amigos e familiares às pacientes que enfrentam a doença é primordial nesse momento, e exaltou o trabalho das voluntárias do instituto. “Toda a família e toda a rede de apoio é atingida, no momento do diagnóstico de câncer de mama. Nós precisamos ser mais empáticos e solidários com essas redes, no momento que recebem o diagnóstico. Precisamos falar sobre saúde e sobre o câncer de forma que todos entendam, que aquelas pessoas que estão nas comunidades mais carentes consigam ter a informação, porque a informação salva. E é isso que as voluntárias do Instituto da Mama fazem quando elas saem para fazer palestras nas comunidades”, destaca.  

A Diretoria de Atenção Primária, Vânia Frantz, destacou que o IMAMA, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, está atuando para levar o tratamento e o diagnóstico às mulheres. “Através da disponibilização de mais de 10 mil passagens de ônibus, para que o transporte coletivo possa levar essas mulheres até o tratamento. Contamos também através da oferta de ecografias mamárias num número bastante significativo, superior a 3 mil exames.”

A coordenadora da divisão dos ciclos de vida da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, Gislene Lima, que representou o governo do estado no evento, destacou que o Rio Grande do Sul tem uma alta incidência de casos de câncer de mama e de mortalidade. “A gente percebeu que naquela região os nossos indicadores eram piores e a gente fez um trabalho muito interessante naquela região justamente no sentido de buscar identificar, porque havia uma dificuldade do governo trazer essas mulheres para elas fazerem a sua mamografia de rastreamento de forma ágil”. Ela ressaltou ainda que o Governo do Estado lançou em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde com o telessaúde um observatório do câncer. “São indicadores que a gente trabalha e a partir desses indicadores, vamos estabelecer planos de ação para trabalhar com os gestores municipais”, explicou.

A presidente do IMAMA, Cintia Seben, apontou que as iluminações nos prédios públicos servem de lembrete para que mulheres realizem o exame preventivo. “É um momento para chamar atenção das mulheres que precisam fazer os seus exames anuais”. Ela ressalta que apesar da campanha massiva, os números de casos de câncer de mama no Rio Grande do Sul seguem aumentando. Para isso, o instituto trabalha para levar a informação a todas as comunidades. 

Ao longo da campanha, o IMAMA preparou uma série de atividades para o mês de outubro, que visam chamar atenção da sociedade para a importância do  câncer de mama, tanto em relação ao diagnóstico precoce, quanto às implicações sociais e psicológicas dessa jornada na vida das mulheres e de seus familiares. Um desses eventos é a caminhada em comemoração aos 30 anos do IMAMA, além de uma pedalada, além do lançamento do projeto de empreendedorismo para mulheres que passaram pelo tratamento do câncer de mama.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, o mês de outubro será marcado pelas ações na 134 unidades básicas de saúde da capital com encaminhamento para exames de mamografia, realização de exames citopatológicos para prevenção do câncer de útero, além de orientações gerais de saúde e bem-estar.

O câncer de mama é uma das doenças que mais acomete mulheres e a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, segundo o Ministério da Saúde.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895