Lula chegou ao RS nesta manhã para acompanhar tragédia das chuvas

Lula chegou ao RS nesta manhã para acompanhar tragédia das chuvas

Comitiva presidencial, composta por ministros de diferentes áreas, vai anunciar quais as ações do governo federal para a reconstrução do Estado

Flavia Bemfica

Lula chega na metade da manhã desta quinta-feira ao RS

publicidade

O presidente Lula chegou na metade da manhã desta quinta-feira ao RS para acompanhar a situação dos eventos climáticos extremos que atingem todo o Estado e anunciar medidas e ações emergenciais do governo federal. A comitiva presidencial desembarcou diretamente na Base Aérea da cidade de Santa Maria, na região Central, pouco após às 10h.

Em Santa Maria acontecerão reuniões com o governador Eduardo Leite e prefeitos, deputados e demais autoridades que conseguirem se deslocar até o município. Santa Maria vai inicialmente concentrar os encontros, mas a comitiva presidencial deverá sobrevoar várias outras regiões, como a Serra, onde a situação se agravou.

Além do presidente, integram a comitiva uma extensa lista de membros do primeiro escalão, entre eles os ministros da Secretaria de Comunicação Social, o gaúcho Paulo Pimenta; do Meio Ambiente, Marina Silva; da Casa Civil, Rui Costa; da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; dos Transportes, Renan Filho; e das Cidades, Jader Filho. E, ainda, os comandantes do Exército, general Tomás Paiva, da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, o secretário de Defesa Civil, Wolnei Barreiros, o diretor-executivo do Dnit, Carlos Antônio Rocha de Barros, e o presidente da Conab, o também gaúcho Edegar Pretto.

O governo federal quer dar uma demonstração explícita de apoio ao Estado, desfazendo a imagem negativa que ficou no ano passado, quando Lula, com viagem internacional e uma cirurgia na agenda, não veio após as enchentes, o que acabou gerando muitas críticas.

No final da tarde de quarta-feira Lula divulgou em suas redes sociais vídeo de sua ligação telefônica com o governador, informando que a União vai disponibilizar o que for preciso, em efetivos e equipamentos, para auxiliar na reconstrução do RS.

O ministro Pimenta reforçou que já foram mobilizados cerca de 300 homens e oito helicópteros, além de botes salva-vidas, para atuarem nas operações de resgates, salvamentos, limpeza e reconstrução. O detalhamento das ações do governo federal, que devem incluir ainda recursos financeiros, será conhecido nesta quarta após as reuniões.

Veja Também


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895