person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Com risco de enchente, Fronteira Oeste monitora nível do Rio Uruguai

Municípios da região registraram grande volume de chuva acumulada nas últimas 36h

| Foto: Moacir Tiecher - Defesa Civil São Borja / CP

Municípios da Fronteira Oeste sofrem com os efeitos dos fenômenos climáticos provocados pelo ciclone extratropical no RS. Alegrete registrou chuva intensa. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Renato Grande, a precipitação somou 102,7mm em 24 horas. O Rio Ibirapuitã, em elevação, alcançou a marca de 4,90 metros, sendo a cota de inundação 9,70 metros. Foram distribuídos 15 metros de lona e observados alagamentos nos bairros Saint Pasteur, Nossa Senhora da Conceição e Novo Lar. O município não conta com equipamento de medição da velocidade do vento.

Na cidade de Itaqui, com temperatura de 8ºC, segundo o coordenador da Defesa Civil, Valdemarino Amaral, o nível do Rio Uruguai atingiu 4,08 metros. Crescendo em média 7 centímetros por hora. Foram anotadas rajadas de vento de 25km/h, sem registro de chamados, devido ao fenômeno climático. A precipitação somou 50mm em 48 horas.

Em Uruguaiana choveu de forma intermitente por 36 horas. Conforme o coordenador da Defesa Civil, Paulo Woutheres, a precipitação na área urbana totalizou 21,10mm. O nível do Rio Uruguai chegou a 3,86 metros e segue com tendência de alta. Uma árvore caiu na Travessa 41, no bairro Cabo Luiz Quevedo. No final da tarde da quinta-feira o sol voltou a aparecer na cidade. Em São Borja, de acordo com o coordenador da Defesa Civil, Moacir Tiecher, o nível do Rio Uruguai segue subindo, estando ontem em 6,51 metros, devido ao excesso de chuvas na nascente do manancial.

Na região do Alto Uruguai, o nível do rio media 13 metros. De acordo com Tiecher, confirma-se a perspectiva de enchente no município. As primeiras famílias dos bares do Cais do Porto, foram transferidas para o ginásio Cleto Azambuja. A precipitação intermitente somou no período 90mm. Foram registrados pontos isolados de alagamento, principalmente, em localidades periféricas.

Na Barra do Quaraí, na fronteira com o Uruguai, segundo o prefeito Maher Jaber, a precipitação somou em 48 horas 103mm. O nível do manancial que banha a cidade media 3,10 metros, crescendo.

Em Quaraí, os ventos atingiram rajadas de 40km/h. Segundo Bruno Soares, coordenador da Defesa Civil, na localidade de Pai Passo a chuva somou 80mm e, no Caty, 50mm. Na área urbana ficou em 43mm. Mesmo com ventos e chuvas não houve registro de ocorrências junto aos bombeiros e Defesa Civil. Em Sant'Ana do Livramento, a Secretaria Municipal de Educação, suspendeu ontem as aulas da rede.

Fred Marcovici