Chance de enchente do rio Uruguai preocupa municípios da Fronteira Oeste do RS

Chance de enchente do rio Uruguai preocupa municípios da Fronteira Oeste do RS

Cidades registraram chuva intensa durante passagem do ciclone

Fred Marcovici

publicidade

A passagem do ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul gerou preocupação para prefeituras de cidades da Fronteira Oeste. Além da chuva e do vento, a possibilidade de enchente do rio Uruguai é motivo de atenção para os municípios da região.

Alegrete registrou chuva intensa nas últimas 24 horas. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Renato Grande. A precipitação somou 101,6mm. O rio Ibirapuitã, em elevação, mede 4,74m, sendo a cota de inundação 9,70m. Foram distribuídos 15 metros de lonado à populares, e anotados alagamentos nos bairros Saint Pasteur, Nossa Senhora da Conceição e Novo Lar. O município não conta com equipamento de medição da velocidade do vento.

Na cidade de Itaqui, Fronteira Oeste – segundo o coordenador da Defesa Civil, Valdemarino Amaral, o rio Uruguai mede 3,59m, subindo. Foram registradas rajadas de vento de 25km/h, sem registro de chamados, devido ao fenômeno climático. A precipitação soma 48mm, nas últimas 48 horas.

Em Uruguaiana, chove de forma intermitente nas últimas 36 horas. Conforme o coordenador da Defesa Civil, Paulo Woutheres, a precipitação na área urbana totalizou 20mm até o momento. O rio Uruguai mede 3,79m, crescendo. Houve a queda de uma árvore na Travessa 41, no bairro Cabo Luiz Quevedo.

Em São Borja, de acordo com o coordenador da Defesa Civil, Moacir Tiecher, o rio Uruguai cresce, medindo 5,75m, devido ao excesso de chuvas na nascente do manancial. Na área do Alto Uruguai, o rio media 12,97m. De acordo com Moacir, amplia-se a perspectiva de enchente no município. A precipitação intermitente somou no período 88mm. Registrados pontos isolados de alagamento, principalmente, em localidades periféricas.

Na Barra do Quaraí, fronteira com o Uruguai, segundo o prefeito Maher Jaber, no momento a chuva continua em forma de garoa, a precipitação somou nas últimas 24 horas 32mm.

Em Quaraí, os ventos atingiram rajadas de 40km/h. Segundo Bruno Soares, coordenador da Defesa Civil, a chuva na zona rural do Pai Passo somou 80mm e no Caty 50mm e na área urbana 38mm. Mesmo com ventos e chuvas não há registro de ocorrências junto aos bombeiros e Defesa Civil. Em Santana do Livramento, a Secretaria Municipal de Educação, suspendeu as aulas da rede.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895