person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Conselho de Psicologia do RS se manifesta sobre incêndio com 11 mortes em Carazinho

Nota foi divulgada na tarde desta sexta-feira

Além de 11 mortos, duas pessoas foram hospitalizadas com ferimentos graves | Foto: Guilherme Almeida

O Conselho de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS) se manifestou, nesta sexta-feira, sobre o incêndio que deixou 11 mortos e duas pessoas hospitalizadas em Carazinho. Na noite de ontem, as chamas atingiram o Centro de Reabilitação de Dependentes Químicos (Cetrat), situado no bairro Vila Rica. 

Na nota, a entidade afirma "preocupação" com relação às condições oferecidas por casas terapêuticas e repudiou o "crescente investimento público" nesse formato de atendimento às pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas - álcool e outras drogas. De acordo com o conselho, o Cetrat não possui cadastro ativo. 

"O CRPRS acredita na ampliação da rede de cuidados com a implementação dos equipamentos preconizados em lei e a fiscalização do uso de verbas públicas em projetos criados pelas equipes que atuam no atendimento direto aos cidadãos, como as estruturas já existentes no Sistema Único de Saúde brasileiro", cita a nota do CRPRS.

Já o Cetrat afirmou, em nota emitida no fim desta tarde, que possui todos os registros e cadastros para funcionamento. "O que o Cetrat pode afirmar é que possui todos os registros, cadastros e reconhecimentos junto ao poder público, a saber: alvará de funcionamento; alvará do Bombeiro Militar com vigência até 14/06/2026; atestado de regularidade emitido pela prefeitura em 17/01/2022; extintores de incêndio regulares, dentro da validade e com carga para operar até 01/01/2023; entre outros."

Neste ano, o CRPRS publicou a Resolução CRPRS nº 002/2022 que estabelece critérios complementares para a análise dos pedidos, junto ao Conselho, de cadastramento e registro, enquadrados na Resolução CFP nº 13/2019, de pessoas jurídicas de Serviços de Atenção em Regime Residencial de caráter transitório e/ou clínicas e outras instituições de atendimento às pessoas em situação de uso de substâncias psicoativas - álcool e outras drogas e que realizam serviços de acolhimento, internação e similares. 

Correio do Povo