person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Dmae prosseguirá com abertura de comportas após novo recuo do Guaíba

Medição mais recente aponta 2,73 metros no Centro de Porto Alegre

| Foto: Maria Eduarda Fortes

O nível do Guaíba segue diminuindo. A medição mais recente aponta 2,73 metros no Centro de Porto Alegre, abaixo da cota de inundação (de 3 metros), mas ainda acima da cota de alerta (de 2,50 metros). Com o novo recuo, o Dmae abrirá a comporta 12 da área do Cais Mauá. 

Na quinta-feira, foram normalizadas as passagens 1, 2, 4 e 6. O Guaíba chegou ao pico de 3,18 metros na quarta-feira, registrando a pior cheia desde 1941. Houve uma série de transtornos em Porto Alegre, pois além da inundação histórica na área do Cais Mauá, a avenida Borges de Medeiros, a sede do Grêmio Náutico União e o Centro de Treinamento do Inter foram pontos que também foram tomados pela água, por exemplo.

Na quinta-feira, após o início do processo de abertura das comportas no Cais Mauá, o governador Eduardo Leite (PSDB) reforçou a defesa do governo do Estado na derrubada do muro da Mauá e substituição do atual sistema de prevenção contra enchentes por um novo. “Queremos entender o que se passou aqui no Cais e deixar claro para a população que a nossa defesa de que os muros sejam retirados não é para deixar desguarnecida a cidade. Haverá substituição por um novo sistema de contenção das cheias que proteja inclusive os próprios armazéns”, afirmou.

O governador argumentou que, na época em que o muro foi construído, o Cais Mauá tinha outro perfil de atividade. Com a criação de estabelecimentos de lazer e gastronomia, o sistema já não seria mais adequado, de acordo com Leite.

Correio do Povo