person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Maioria dos atendimentos no Conceição já foi restabelecida um dia após princípio de incêndio

Conforme IGP, suspeita é de que a ocorrência em hospital da Capital teve causa elétrica, mas novas análises serão feitas

Princípio de incêndio no hospital foi na manhã da última quinta-feira | Foto: Alina Souza

As visitas no Hospital Nossa Senhora da Conceição, na zona Norte de Porto Alegre, voltaram a ser liberadas ao meio-dia desta sexta-feira, um dia após o princípio de incêndio que atingiu a unidade de saúde na manhã de quinta-feira. Já as cirurgias eletivas serão retomadas neste sábado. Em frente ao hospital, a movimentação de pacientes e ambulâncias também normalizou.

Na quinta-feira, a ocorrência foi atendida por viaturas do Corpo de Bombeiros e Brigada Militar (BM), com apoio do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Defesa Civil de Porto Alegre. Conforme o IGP, a suspeita é de que o incêndio teve causa elétrica, mas novas análises ainda serão feitas.

Ao menos uma pessoa precisou de atendimento clínico após inalar fumaça, e foi resgatada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De acordo com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), um total de 29 pacientes foram realocados a outras unidades da Capital, 14 deles no Hospital Cristo Redentor, e que já haviam sido readmitidos no Conceição. 

Dois dos 15 restantes chegaram a ser encaminhados ao Hospital Vila Nova, dois ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), dois à Santa Casa de Misericórdia, um ao Hospital da Restinga, um ao Hospital São Lucas, três ao Pronto Atendimento Bom Jesus e quatro à UPA Moacyr Scliar. 

Deste total, sete já haviam retornado no final da manhã de hoje. O incêndio atingiu uma sala de quadros elétricos no 1º andar, ocasionando a evacuação de duas enfermarias, reocupadas normalmente na sexta, e do setor de Emergência do hospital, além dos pacientes da UTI do Hospital Criança Conceição (HCC). Também nesta sexta, a Emergência voltou a atender, mantendo, até a próxima segunda-feira, a restrição das obras que seguem ocorrendo na unidade de saúde, conforme cronograma preestabelecido.

O ambulatório está funcionando dentro da normalidade. O local do incêndio, uma sala fechada, já foi recuperado, segundo o GHC. Os cabos atingidos foram trocados e o fornecimento de energia foi normalizado. Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, a Associação dos Servidores do Grupo Hospitalar Conceição (ASERGHC) ressaltou “a importância do trabalho dos Bombeiros Civis”, se referindo à Brigada de Incêndio, e afirmou que “equipes da higienização, enfermagem e da área médica, colaboraram e ajudaram a evitar uma tragédia com consequências mais graves”.

Sugeriu, também, que a diretoria do GHC “tenham a exata noção da real importância do trabalho preventivo”. “Serão necessárias medidas que promovam autonomia aos profissionais especializados em Segurança e Medicina do Trabalho, no sentido de que a Brigada de Incêndio realmente funcione em toda sua plenitude”. Tanto o Grupo Hospitalar Conceição quanto a ASERGHC externaram agradecimentos aos profissionais, entidades e comunidade externa que se engajaram no combate ao princípio de incêndio.

Felipe Faleiro