person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Porto Alegre terá 116 novos leitos hospitalares na Operação Inverno

Mais de 140 profissionais serão contratados para atendimento nas unidades de saúde

| Foto: Governo do RS / Divulgação / CP

Porto Alegre terá 116 novos leitos hospitalares para o atendimento adulto e pediátrico na Operação Inverno. De acordo com a prefeitura, 57 desses vão para a pediatria - 35 leitos clínicos, 12 de UTI e 10 de cuidados intermediários - e 59 leitos para adultos, todos clínicos. 

A Secretaria Municipal de Saúde também vai contratar 148 profissionais para atendimento nas unidades de saúde, Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (Pacs) e hospitais Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) e de Pronto Socorro (HPS). Entre eles estão enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, auxiliares de farmácia, médicos pediatras e biomédicos.

“As ações fazem parte de um conjunto de iniciativas para reduzir a superlotação das emergências hospitalares neste período de inverno e foram antecipadas em função de um grande registro de casos de sintomáticos respiratórios, especialmente em crianças”, afirma o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.

Entre as iniciativas em andamento estão a abertura de unidades de saúde em horário estendido e aos finais de semana, para dar apoio aos prontos atendimentos, reduzindo o tempo de espera. Incluem também a vacinação itinerante das crianças nas escolas para ampliar a cobertura vacinal, ampliação de acesso a medicamentos nos pontos de cuidado e monitoramento contínuo dos indicadores para a tomada de decisão.

Atualmente, Porto Alegre conta com 4.769 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS). Desses, 404 são pediátricos clínicos e cirúrgicos.

Correio do Povo