person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Prioridade é resgatar famílias que ficaram ilhadas após chuvas, diz Leite

Ao menos 55 municípios gaúchos são afetados pelo mau tempo

Eduardo Leite sancionou lei que revogou benefício a ex-governadores em 2021. | Foto: Maurício Tonetto/ Palácio Piratini / CP

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul desde o domingo provocam uma série de danos no Estado. Em pronunciamento pelas redes sociais nesta terça-feira, o governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou que a prioridade no momento é "resgatar as famílias que ficaram ilhadas e preservar as vidas". 

Conforme dados mais atualizados da Defesa Civil Estadual, divulgados hoje após a publicação de Leite, 60 municípios gaúchos são afetados pelo mau tempo. Moradores da cidade de Roca Sales, no Vale do Taquari, foram obrigados a buscar abrigo nos telhados das próprias casas por conta da cheia do rio Taquari durante esta madrugada. 

Informado da condição de diversos municípios do Estado, o governo federal decidiu mobilizar o Exército para auxiliar as pessoas prejudicadas pela chuva no Vale do Taquari. A informação foi repassada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. "Eu vou estar na primeira hora da manhã com o presidente Lula e já levando pra ele um relatório atualizado", garantiu, durante a madrugada desta terça-feira. 

Leite ressaltou que equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão em campo desde a segunda-feira para atender a população. Em paralelo, está sendo feito o trabalho de desobstrução de acessos bloqueados pela chuva. O governador faz um apelo para as pessoas seguirem as orientações da Defesa Civil e, em caso de necessidade, procurar os serviços de emergência. 

O governador deverá sobrevoar as regiões mais atingidas ao longo do dia, entretanto, afirmou que isso só sera feito após os regates, que são prioridade no momento.

Correio do Povo