Eduardo Leite formaliza desejo por sequência da concessão da Trensurb

Eduardo Leite formaliza desejo por sequência da concessão da Trensurb

Após audiência com ministro das Cidades, governo gaúcho encaminhou ofício ao minitro-chefe da Casa Civil

Felipe Nabinger

Mesmo após promessa, Trensurb segue no Programa Nacional de Desestatização

publicidade

Após encontro na semana passada com o ministro das Cidades, Jader Filho, o governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), formalizou a outra pasta o entendimento favorável a um processo de concessão da Trensurb. 

"Hoje (segunda-feira) estou formalizando ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, que o governo do Estado tem entendimento pelo prosseguimento de um processo de concessão do serviço do transporte de passageiros da região Metropolitana e que está à disposição para avançar nessa direção", afirmou após evento de lançamento de programas na área da capacitação, que controu com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

Segundo Leite, o que o governo do RS defende não é "necessariamente o processo de privatização da empresa", visto que a forma como seria feita uma eventual concessão compete ao governo federal. 

"O que nós manifestamos ao governo é justamente a disposição de dar prosseguimento a um processo de concessão deste serviço de houver entendimento do governo de conduzir algum tipo de concessão à iniciativa privada", disse o governador gaúcho.

Ele enfatizou que "o transporte metropolitano é da alçada do governo do Estado, mas a empresa é federal", gerando necessidade de se chegar a um entendimento conjunto. Leite pontuou que o processo de concessões está superado "em todos os níveis ideológicos", havendo diferenças nos formatos adotados.

Em maio, Rui Costa garantiu a uma comitiva de parlamentares gaúchos que a Trensurb seria retirada do Programa Nacional de Desestatização (PND). No entanto, a empresa consta na lista do programa e, na semana passada, o BNDES publicou aditivo dos contratos para estudos acerca da desestatização.

O governador do RS defende essa continuidade dos contratos com consultorias, a fim de se consolidar um estudo para uma eventual concessão. 

Nesta segunda-feira, o Conselho Gestor do Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas do Estado aprovou a concessão do transporte da Região Metropolitana e o definiu como projeto de interesse estratégico do RS. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895