person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Sindicalistas e estudantes protestam em defesa da educação pública em Santa Cruz do Sul

Varal com fotos dos deputados gaúchos que votaram a favor da Nova Previdência foi exposto na mobilização

Estudantes protestaram em favor da Educação Pública em Santa Cruz do Sul | Foto: Otto Tesche / Especial / CP

Um grupo formado por estudantes participou de uma manifestação na manhã desta terça-feira na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Santa Cruz do Sul, em apoio ao Dia Nacional em Defesa da Educação Pública e contra a Reforma da Previdência. O protesto teve a adesão do Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul e região, Central Sindical e Popular Conlutas (CSP/Conlutas), União dos Estudantes Santa Cruzenses (Uesc) e Movimento Mulheres em Luta (MML).

Com faixas, bandeiras e ao som da batucada, o objetivo do mobilização foi reforçar a luta em defesa da Educação Pública, contra a retirada de direitos e contra a Reforma da Previdência. O presidente do Sindicato dos Comerciários, Afonso Schwengber, destacou a importância da participação dos estudantes no manifesto. “Os jovens foram determinantes para o fim da ditadura”, lembrou. Ele ainda ressaltou a luta pelos recursos para o ensino. “Sem educação pública, que esperança terão os jovens?”, questionou.

O líder sindical reforçou a contrariedade dos trabalhadores com o projeto da reforma Tributária aprovado na Câmara dos Deputados. “Ainda temos condições de reverter o projeto no Senado, por isso a importância da nossa luta”, disse. O protesto também teve a manifestação de representantes dos estudantes e outras entidades. No local da mobilização foi exposto um varal com as fotos dos 22 deputados gaúchos que votaram a favor da reforma Previdenciária. O ato terminou com uma caminhada pela rua Marechal Floriano.

Manifestações semelhantes foram registradas em outras duas cidades gaúchas: Santa Maria e Passo Fundo

Otto Tesche