Ato público em Passo Fundo questiona medidas do governo na área da educação
capa

Ato público em Passo Fundo questiona medidas do governo na área da educação

Manifestação também foi contra a Reforma da Previdência

Por
Agostinho Piovesan

Protesto reuniu professores no Centro de Passo Fundo

publicidade

A cidade de Passo Fundo, na região do Planalto do Rio Grande do Sul, registrou na manhã desta terça-feira uma manifestação contra a Reforma da Previdência, medidas tomadas na área da educação e pelo governo do presidente Jair Bolsonaro. O ato público ocorreu na Praça Teixeirinha, no Centro do município. 

De acordo com o professor Orlando Marcelino da Silva, integrante do Cpers Sindicato, de Passo Fundo, o protesto também questiona a série de cortes na área da educação. "Esta manifestação relaciona-se, principalmente, aos cortes na área da educação que o governo federal está fazendo, tanto no Ensino Superior como no ensino médio e fundamental", disse Silva. 

O docente lembrou que recentemente o governo reduziu verbas que são aplicadas na aquisição de livros didáticos. “E aqui no Estado o de Eduardo Leite segue a mesma linha do governo Bolsonaro, atacando os trabalhadores”, observa. Uma nova manifestação, também na Praça Teixerinha, está prevista para ocorrer no final da tarde de hoje. 

Em Santa Maria, estudantes e funcionários da Universidade Federal da cidade organizaram um protesto contra o programa Future-se, lançado pelo Ministério da Educação em julho.