Índice de confiança dos empresários é a menor desde fevereiro, aponta FGV

Índice de confiança dos empresários é a menor desde fevereiro, aponta FGV

Incerteza sobre a política econômica que será adotada é uma das causas

R7

publicidade

O ICE (Índice de Confiança Empresarial) caiu 6,7 pontos em novembro, para 91,5 pontos e figura no menor nível desde fevereiro deste ano (91,1 pontos), segundo dados divulgados nesta quarta-feira (30) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Aloisio Campelo Jr., superintendente de estatísticas do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), avalia que a forte queda do otimismo está relacionada à percepção de desaceleração do nível de atividade corrente e da perspectiva de continuidade desta tendência nos próximos meses.

"No comércio e na indústria, a queda da confiança parece mais relacionada à desaceleração em curso, com preocupações com relação ao nível da demanda, sob impacto da política monetária mais restritiva e da limitação imposta pelo nível elevado de endividamento das famílias. Nos serviços e na construção, são as expectativas que mais influenciaram na queda dos índices no mês", destaca ele.

No mês, a queda da confiança empresarial foi motivada pela piora das percepções sobre a situação presente e das expectativas para os próximos meses, com aumento do pessimismo também acentuado em alguns segmentos por dúvidas com relação à política econômica a ser implementada a partir de janeiro de 2023.

O ISA-E (Índice de Situação Atual Empresarial) recuou 4,1 pontos, para 95,2 pontos, e o IE-E (Índice de Expectativas), 8 pontos, para 87,9 pontos. Com o resultado, o ISA-E acumula perda de quase 7 pontos no mesmo período e registra o menor nível desde março de 2022 (92,1 pts.). O IE-E alcança o menor nível desde março de 2021 (85,2 pts.) e acumula perda superior a 12 pontos em dois meses.

Em novembro, a confiança empresarial subiu em 16% dos 49 segmentos integrantes do indicador, uma disseminação inferior à observada no mês anterior. A queda mais acentuada no mês,de quase 11 pontos, partiu do comércio.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895