Índice de famílias com dívidas supera os 90%

Índice de famílias com dívidas supera os 90%

Levantamento revela ainda que 25% dos pesquisados se consideram "muito endividados"

Correio do Povo

publicidade

A Fecomércio-RS divulgou a edição de abril da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores gaúchos (Peic-RS). O índice de famílias endividadas registrou 91,9% em abril, menos que os 93,1% apurados em março. Em abril de 2022, entretanto, alcançava 96,5%. Entre as famílias pesquisadas, 25,1% se consideram “muito endividadas”, resultado superior aos 23,5% de abril do ano passado. O comprometimento de 27,4% da renda também está bem acima dos 20,1% de um ano antes.

No quesito específico sobre famílias com contas em atraso, a fatia ficou menor. Desacelerou de 41,4% em março para 40,5% em abril. Apesar do alívio de um mês a outro, o patamar ainda é alto se comparado aos 36,5% de abril de 2022, e segue indicando persistência das dificuldades de se manter as contas em dia, sobretudo para quem tem renda mais baixa. O indicador para famílias que ganham até 10 salários mínimos está em 47% em abril, menos que os 47,9% de março, mas superior aos 44,8% de abril do ano passado. Já nas famílias que ganham mais que 10 salários mínimos, a taxa está em 14,2% nesta leitura de abril, era de 15,1% em março e de 8,3% em abril de 2022.

“O cenário do crédito diante de juros altos e patamares elevados de inadimplência segue prescrevendo cautela. Com maior risco de não haver pagamento, a oferta de crédito fica mais restritiva e seletiva. Diante disso, se esforçar para pagar contas que atrasam e não perder o controle das dívidas é a forma de as famílias buscarem não perder seu acesso ao crédito, que muito provavelmente tem dado suporte a despesas correntes que não encontram espaço em orçamentos apertados”, afirmou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895