Alta de 1% nos serviços em abril é a maior desde 2016, revela IBGE

Alta de 1% nos serviços em abril é a maior desde 2016, revela IBGE

Taxa de março ante fevereiro foi revisada de baixa de 2,3% para recuo de 2,6%

AE

Alta de 1% no volume de serviços em abril é a maior desde março de 2016, revela IBGE

publicidade

O volume de serviços prestados teve alta de 1% em abril ante março, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, informou nesta quarta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi o melhor desde março de 2016, quando a alta ante o mês imediatamente anterior foi de 1,2%.

A taxa de março ante fevereiro foi revisada de baixa de 2,3% para recuo de 2,6%. O desempenho de março de 2017 ante março de 2016 foi revisto de uma queda de 5,0% para recuo de 5,2%. Na comparação com abril do ano anterior, houve redução de 5,6% em abril deste ano, já descontado o efeito da inflação. É o pior desempenho nessa base de comparação para meses de abril da série da PMS, iniciada em 2012.

A taxa acumulada pelo volume de serviços prestados no ano ficou negativa em 4,9%, enquanto o volume acumulado em 12 meses registrou perda de 5,0%. Segundo Roberto Saldanha, analista da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, como a taxa em 12 meses segue no mesmo nível de queda nos últimos meses, não é possível falar em recuperação do setor de serviços em abril. "O setor é o último a entrar na crise e também é o último a sair", disse Saldanha.

Desde outubro de 2015, o órgão divulga índices de volume no âmbito da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Antes disso, o IBGE anunciava apenas os dados da receita bruta nominal, sem tirar a influência dos preços sobre o resultado.

Por esse indicador, que continua a ser divulgado, a receita nominal subiu 0,5% em abril ante março. Na comparação com abril do ano passado, houve queda na receita nominal de 0,4%.

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895