Arábia Saudita e Emirados afirmam que o mundo necessita de uma maior produção de petróleo
Declaração foi feita dias antes da cúpula do clima COP27 para conter o aquecimento global

publicidade
Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos afirmaram nesta segunda-feira (31) que o mundo necessita de uma maior produção de petróleo. A declaração foi feita dias antes da cúpula do clima COP27 para conter o aquecimento global.
O ministro saudita da Energia, o príncipe Abdulaziz bin Salman, disse durante a conferência do petróleo ADIPEC em Abu Dabi que ambos os países do Golfo estão aumentando sua capacidade produtiva. "Nós e os Emirados Árabes Unidos estamos aumentando nossa capacidade de produção. Estamos aumentando nosso refino", declarou.
Os dois países afirmaram que o mundo deve continuar investindo na produção de petróleo. Um investimento insuficiente poderia causar um colapso na economia mundial, estimou o sultão Al-Jaber, diretor da gigante petroleira dos Emirados ADNOC.
Al-Jaber, que também é enviado especial para a mudança climática dos Emirados, acrescentou que a crescente população mundial necessita de 30% a mais de energia para 2050. "O mundo necessita todas as soluções possíveis. Não é o petróleo e o gás, ou a solar, nem a eólica, a nuclear, o hidrogênio... é tudo isso," acrescentou.
Ambas as autoridades afirmaram que o petróleo continua sendo fundamental para o abastecimento energético, mas que estão trabalhando para diminuir as emissões e produzir com fontes renováveis e menos contaminantes.
Embora a aliança Opep+ tenha cortado a produção de petróleo este mês e ignorando os pedidos dos líderes ocidentais, as necessidades energéticas a longo prazo aumentaram, disseram.