Autonomia facilita busca de inflação baixa, diz Banco Central

Autonomia facilita busca de inflação baixa, diz Banco Central

Segundo o órgão, o crescimento econômico do País não será prejudicado

R7

publicidade

O Banco Central do Brasil comemorou a aprovação do projeto de autonomia à instituição na Câmara dos Deputados. Na quarta-feira (10), os parlamentares analisaram os destaques à proposta e enviaram o texto para sanção presidencial.

"Essa mudança é o resultado de um longo processo de amadurecimento institucional, onde os benefícios de um banco central autônomo, transparente e responsável foram ficando claros para a sociedade", diz a nota do BC.

De acordo com o banco, a autonomia está associada a médio e longo prazo a níveis mais baixos e mais previsíveis de inflação, sem prejudicar o crescimento econômico. "As evidências também indicam que a maior autonomia do Banco Central contribui para a estabilidade do sistema financeiro."

No Brasil, ao longo dos últimos 25 anos, tanto a inflação quanto as taxas de juros convergiram gradualmente para níveis que refletem o aumento da credibilidade da política monetária. A instituição afirma que a sanção garantirá  maior credibilidade ao BC e "facilitará a obtenção de inflação baixa, menores juros estruturais, menores riscos e maior estabilidade monetária e financeira".


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895