Banco da Inglaterra eleva juros ao maior nível em 14 anos

Banco da Inglaterra eleva juros ao maior nível em 14 anos

Medida tem o objetivo de combater a inflação no país

AFP

publicidade

O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) elevou, nesta quinta-feira (15), suas taxas de juros para 3,5%, o nível mais elevado em 14 anos, com o objetivo de combater a inflação no país. O Comitê de Política Monetária do Banco votou a favor do "aumento da taxa de juro em 0,5 ponto percentual", informou a instituição britânica em um comunicado.

O aumento anunciado é inferior ao de novembro, de 0,75 ponto percentual, embora "novos aumentos possam ser necessários", acrescenta a nota. Este é o nono aumento consecutivo do BoE.

O Banco Central Europeu também anunciou hoje um aumento em suas taxas de juros de 0,50 ponto percentual, segundo um comunicado. E, ontem, o Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos) elevou sua taxa básica em meio ponto percentual.

"Embora não haja dúvida de que a atividade econômica está enfraquecendo, há indícios de que ela é mais resistente do que o esperado, e não está claro com que rapidez o mercado de trabalho vai relaxar", disse o BoE.

A instituição prevê uma contração de 0,1% da economia britânica no quarto trimestre. Em novembro, esperava-se um recuo de 0,3%. Tanto o BoE quanto o governo acreditam que a economia do Reino Unido entrou em uma recessão que deve durar todo próximo ano. Isso deve acontecer, em parte, devido às consequências do aumento dos preços da energia e dos combustíveis.

A inflação britânica ficou em 10,7% em novembro, um dos níveis mais elevados em quatro décadas. O aumento dos preços está desvalorizando os salários e ameaçando deflagrar greves nos setores público e privado. Nesta quinta-feira, os profissionais de Enfermagem do país fizeram uma paralisação sem precedentes e como "último recurso" de pressão por melhores salários.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895