Bancos privados fecharam 5,8 mil postos de trabalho em 2013

Bancos privados fecharam 5,8 mil postos de trabalho em 2013

Confederação dos trabalhadores diz que cortes são usados para reduzir média salarial

Agência Brasil

publicidade

Os bancos privados fecharam 5,8 mil postos de trabalho nos primeiros sete meses de 2013, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). Segundo o levantamento, as instituições financeiras dispensaram 23,5 mil funcionários no período e contrataram 17,7 mil. Além de reduzir os gastos com o menor número de funcionários, as demissões são, de acordo com a Contraf, uma forma de reduzir a média salarial dos empregados, apesar da constantes evolução dos lucros das instituições.

O levantamento aponta que os dispensados recebiam em média R$ 4,5 mil, enquanto os admitidos ganham R$ 3 mil. A pesquisa foi feita em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a partir de dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) do Ministério do Trabalho. “Há uma concorrência muito forte entre os bancos e a questão do emprego é vista como custo. Assim como a rotatividade, ela é usada para reduzir custos para aumentar o lucro dos bancos”, afirma o diretor de Imprensa da Contraf, Ademir Wiederkehr,.

Além dos rendimentos menores, Ademir diz que os trabalhadores que permanecem empregados acabam sendo sobrecarregados. “Os bancos tem reduzido postos de trabalho e sobrecarregado os bancários com metas, que nós chamamos de abusivas”, ressaltou. “O trabalhador está pagando a conta do corte de custos”. A Contraf pretende trazer a manutenção do emprego e a melhoria das condições de trabalho como pauta para a campanha salarial deste ano. “Nós queremos contratações, o fim das demissões, das metas abusivas e do assédio moral”, destacou Ademir.


Bookmark and Share


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895