Banrisul apresenta crescimento no balanço financeiro do primeiro semestre

Banrisul apresenta crescimento no balanço financeiro do primeiro semestre

Resultado foi apresentado pelo presidente do banco, Cláudio Coutinho Mendes, em coletiva virtual

André Malinoski

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O presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho Mendes, divulgou o balanço financeiro do primeiro semestre de 2021, durante entrevista coletiva virtual, na manhã desta sexta-feira, em Porto Alegre. “Queria agradecer ao quadro de funcionários do Banrisul e também aos profissionais de tecnologia da informação. Temos 500 agências espalhadas praticamente por todos os municípios e temos um grande número de correspondentes bancários por todo o Estado”, destacou o presidente.

A instituição atingiu o lucro líquido de R$ 281,9 milhões no segundo trimestre deste ano. A cifra representa um crescimento de 135,3% na comparação com o mesmo período do ano passado, além de rentabilidade ajustada anualizada de 13,1% sobre o patrimônio líquido médio. O resultado ajustado chegou aos R$ 560,8 milhões nos primeiros seis meses – 48,6% acima do registrado no mesmo período de 2020.

“Nossa estratégia é ampliar e monetizar a base de clientes com abertura de conta 100% digital, fortalecer relacionamentos e ampliar a penetração de produtos”, completou. A entrevista foi realizada por canais digitais em função da pandemia da Covid-19.

Os indicadores deste crescimento do período refletem o menor fluxo de despesa de provisão para perdas de crédito, a redução das despesas de pessoal, as margens financeiras pressionadas e o maior volume de tributos sobre o lucro. Uma das medidas, que possibilitou a manutenção e crescimento das empresas e geração de emprego e renda, foi o lançamento da linha de crédito Banrisul Giro FGI.

A decisão permitiu que mais empresas tivessem acesso a novos recursos, contando com a garantia do Fundo Garantidor para Investimentos - FGI. Além disso, novas linhas de crédito foram destinadas a microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas. Linhas de repasse da Finep direcionadas à inovação tecnológica e à indústria 4.0 também foram ações do Banrisul.

Crédito

Por sua vez, a carteira de crédito do Banco registrou saldo de R$ 36,6 bilhões em junho de 2021, incremento de R$ 674,2 milhões ou 1,9% nos 12 meses. Já o crédito comercial pessoa física, refletindo a estratégia de negócios da instituição, apresentou crescimento de R$ 543,1 milhões ou 2,5% nos 12 meses, alcançando R$ 21,9 bilhões em junho de 2021.

A evolução foi influenciada, especialmente, pelo incremento do saldo das operações de crédito consignado, que registraram o montante de R$ 17,1 bilhões em junho de 2021. As operações de crédito comercial pessoa jurídica apresentaram saldo de R$ 6,2 bilhões em junho de 2021, com crescimento de R$ 210,3 milhões ou 3,5% em relação a junho de 2020.

Agronegócio

No segmento do agronegócio, o Banco apresentou crescimento de 104% e 165% nas linhas de custeio e investimento, respectivamente. Isso no primeiro semestre de 2021, levando em consideração o mesmo período de 2020. O saldo de crédito rural alcançou R$ 3,4 bilhões em junho de 2021, com aumento de R$ 458,6 milhões ou 15,8% frente a junho de 2020. “Nosso foco é expandir o crédito fortalecendo o agronegócio. Tivemos o maior plano safra de nossa história, em que disponibilizamos R$ 5,2 bilhões em crédito, com 50 mil produtores beneficiados. Isto representa 27% superior em relação ao plano anterior”, afirmou.

Sobre o uso de tecnologia feito pelo Banco para se aproximar dos clientes, o presidente disse que “o Banrisul tem como tradição ser muito tecnológico. O BanriFast tem mais de 100 mil transações realizadas e mais de 14 mil pulseiras solicitadas. Também há contratação e gestão dos limites de crédito, mais de 61 mil operações e mais de 76 milhões em limites.”

Antes de encerrar a apresentação do balanço financeiro, Cláudio Coutinho Mendes não esqueceu de abordar os problemas enfrentados pelo Banrisul em função da pandemia da Covid-19.

“Nós tivemos um primeiro semestre de muita preocupação por nossos profissionais e clientes. Chegamos a ter apenas 25% de profissionais atendendo presencialmente nas agências. Nossa preocupação era com a saúde de todos. Por outro lado, deixamos os objetivos comerciais em segundo plano. Agora, com a queda das contaminações, esperamos retomar o crescimento”, finalizou.


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