Bolsas da Europa fecham em alta nesta sexta-feira

Bolsas da Europa fecham em alta nesta sexta-feira

Resultados foram impulsionados pela publicação do balanço de empresas e dados econômicos positivos do Reino Unido

AE

Bolsa de Valores fecha em forte queda

publicidade

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta sexta-feira, 12, recuperando partes das perdas recentes. O movimento foi, em alguma medida, impulsionado pela publicação de balanços de empresas importantes, assim como a divulgação de dados da economia do Reino Unido, que demonstrou sinais de resiliência.

Outro tema que investidores vem acompanhado é a crise no setor bancário dos Estados Unidos, que vem sendo impulsionada especialmente pelos bancos regionais, e que nesta sexta apresentou algum alívio. Neste cenário, algumas ações de instituições financeiras europeias tiveram avanços importantes. O índice pan-europeu Stoxx 600 teve alta de 0,37%, a 465,32 pontos.

Como se previa, o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,1% no primeiro trimestre do ano em relação aos três meses anteriores, segundo levantamento preliminar. Já a produção industrial britânica avançou 0,7% em março, superando expectativas de estabilidade no período. "Ainda não há recessão, mas com o peso total das taxas de juros mais altas ainda a serem sentidas, é muito cedo para avaliar que está tudo bem", avalia a Capital Economics. Em Londres, o FTSE 100 subiu 0,31%, a 7.754,62 pontos.

Para a consultoria, no geral, a leitura desta sexta pode não mover muito a visão do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês). "Em vez disso, serão os próximos dois lançamentos de mercado de trabalho e dois de inflação que determinarão se a taxa de juros subirá acima de 4,50% em sua próxima reunião de política monetária em junho", projeta.

O banco francês Société Générale e a seguradora alemã Allianz divulgaram balanços trimestrais. Em Paris, a ação do Société avançava 1,33%. Outros bancos, como o BNP Paris (+2,25%) também avançaram. Na cidade, o CAC 40 avançou 0,45%, a 7.414,85 pontos. Enquanto isso, em Frankfurt, a ação Allianz tinha modesto ganho, de 0,28%. Ali, o DAX subiu 0,50%, a 15.913,82 pontos.

Em Milão, o Bper Banca subiu 2,25%, enquanto o FTSE MIB avançou 0,92%, a 27.347,32 pontos. Em Madri, o BBVA avançou 1,41%, ajudando no impulso do IBEX 35 a uma alta de 0,57%, a 9.234,00 pontos. Já em Lisboa, o PSI 20 subiu 0,05%, a 6.074,44 pontos.

 


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895