Bolsas mundiais disparam com anúncio de vacina eficaz contra a Covid-19

Bolsas mundiais disparam com anúncio de vacina eficaz contra a Covid-19

Pfizer anunciou que sua vacina, feita em parceria com a BioNTech, teve 90% de eficácia nos testes

AFP

Mercado reage bem à noticia de eficácia da vacina produzida pela Pfizer

publicidade

Depois de celebrar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais americanas, a exaltação percorria as bolsas mundiais com o anúncio de uma vacina eficaz contra a Covid-19.

Após o anúncio otimista, Wall Street abriu em recorde hoje: Dow Jones com alta de 5,63%, Nasdaq 1,25%. As ações da farmacêutica Pfizer dispararam 11,51% nesta segunda-feira na abertura de Wall Street após subir até 17% nas operações eletrônicas anteriores, depois do anúncio de que a vacina que desenvolve junto com BioNTech é "90% eficaz" contra a Covid-19.

Até 08h20 de Brasília, Paris registrava uma alta de mais de 7%, Frankfurt de mais de 6%, Londres e Milão superavam 5%. Da mesma forma, os mercados europeus registraram seus melhores resultados em uma sessão dos últimos seis meses.

Os preços do petróleo também aceleravam: até 09h10 (Brasília), o barril de Brent do Mar do Norte para entrega em janeiro subia 7,58% em relação ao fechamento de sexta-feira, a 42,44 dólares. Já em Nova York, o barril de WTI com entrega em dezembro crescia 8,78%, a 40,40 dólares. "Essa notícia é enorme, esperávamos por ela há muito tempo", disse Daniel Larrouturou, que administra ações no Dôm Finance, ao ser questionado pela AFP em Paris pouco depois do anúncio.

"É a notícia do ano, talvez inclusive da década. Foi encontrada a vacina contra o coronavírus", declarou em Frankfurt Jochen Stanzl, analista no CMC Markets. "Quase nada poderia ser mais bonito do que esta informação após quatro anos de divisões transatlânticas sob o governo de Trump", acrescentou.

Antes do anúncio que propagou o entusiasmo na Europa, os mercados asiáticos e europeus saborearam a vitória do democrata Joe Biden nas presidenciais dos Estados Unidos. Na Ásia, o índice estrela Nikkei da bolsa de Tóquio, que já subiu cerca de 6% em toda a semana passada, fechou com alta de 2,12%. No mercado da dívida, o apetite pelo risco esmagava os índices soberanos dos países considerados de maior risco, como Grécia e Itália, cujos índices há dez anos alcançaram novos mínimos históricos, respectivamente 0,728% e 0,617%.

Alegria de uns...

O anúncio beneficiou todos os setores mais afetados pelas medidas de restrições à atividade, como o de viagens, de aeronáutica e bancos. A notícia dos laboratórios provocou altas supersônicas na Airbus (+20%), IAG (+30%), Lufthansa (+30%), Rolls Royce (+29%) e Easyjet (+25%). Por outro lado, as empresas que se beneficiaram com as medidas do confinamento registraram fortes quedas: em Frankfurt, o Delivery Hero (entrega de comida à domicílio) era o único valor em vermelho (-4,45%), no MDax (índice de valores médios alemães) o Hello Fresh (entrega de cesta de comida para cozinhar em casa) perdeu 18,2%. Em Londres, Ocado caiu 8,26% e Just Eat Takeaway 7,14%

Este anúncio ocorre em um momento em que Estados Unidos, como a Europa, enfrenta recordes de novos casos nos últimos dias e que o acúmulo de novas restrições para conter a segunda onda poderia prejudicar seriamente a reativação econômica. Sendo assim, a perspectiva de uma melhora na saúde cresceu com a vitória de Joe Biden, o que faz "as bolsas esperarem maior previsibilidade e menos volatilidade", aponta Stanzl.

Os investidores não têm dúvidas de que Joe Biden assumirá a posse como presidente dos EUA em janeiro, mesmo se Donald Trump ainda não quiser reconhecer sua derrota. "Os investidores estimam que seus recursos legais representam apenas uma tentativa de salvar a imagem" do presidente derrotado, diz Joshua Mahony, analista no IG.

No início, os investidores temiam uma vitória democrata, sinônimo de aumento nos impostos para empresas e impostos sobre as renda capital, mas agora apostam por medidas políticas moderadas. "Parece provável que os republicanos conservarão o controle do Senado e, se for assim, será mais difícil para o governo Biden introduzir um regulamento reforçado para os setores tecnológicos e farmacêuticos, assim como aumentar os impostos", observa David Madden, analista para CMC Markets.

Nas moedas, o dólar caiu 0,07% em relação ao euro, a 1,1882 dólares por um euro, e o iene caiu 1,00% em relação ao dólar (104,41 ienes) e 1,10% contra o euro (124,08 ienes).


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895