Bom Dia Associado da ACPA trata da "Proteção de Dados: Vantagens para a sua empresa"

Bom Dia Associado da ACPA trata da "Proteção de Dados: Vantagens para a sua empresa"

Juarez Fortes, Marcele Adames e Gleison Schütz palestraram para os integrantes da Associação Comercial de Porto Alegre

Correio do Povo

Juarez Fortes, Marcele Adames e Gleison Schütz palestraram para os integrantes da Associação Comercial de Porto Alegre

publicidade

A Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) promoveu mais uma edição do Bom Dia Associado nesta quinta-feira, com o tema “Proteção de Dados: Vantagens para a sua empresa”. Para falar sobre o assunto foram convidados: Juarez Fortes, membro do comitê de Segurança da Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados (APDADOS) e coordenador do Núcleo de Privacidade e Proteção de Dados (NUDATA), Marcele Adames, especialista em Governança e vice-coordenadora do NUDATA, e Gleison Schütz, sócio-fundador da Machado Schütz & Heck Advogados Associados.

Antes do painel principal, foram apresentados os novos associados: Adriana Clorerri Ruggeri, Alexandre Horn, Aline Raupp, Ester Da Silva Garcia, Fernanda Pertille Estrella, Patricia Flores, Pedro Ferreira Veitenheimer, Rodrigo Rabello, Rosmari Crippa e Udo Schüler. As boas-vindas aos novos integrantes e a abertura do evento foram feitas pelo diretor de Núcleos da ACPA, Claudio Bins.

Na mesma ocasião foram homenageadas duas empresas que completaram 15 anos de atuação, Rastek Soluções e Gleison Schütz, representando a Machado Schutz e Heck Advogados.

Juarez Fortes, membro do comitê de Segurança da Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados (APDADOS) iniciou sua participação destacando que a área de Tecnologia da Informação (TI) não é a proprietária dos dados. “A TI é o meio para tratar os dados. O empresário, o dono da empresa é o responsável pelos dados, pela gestão e pela forma adequada de transitar com ela”, esclareceu.

Marcele Adames, especialista em Governança e vice-coordenadora do NUDATA alertou para uma situação comum em muitas corporações, o funcionário se desliga da empresa e leva consigo informações que pertencem ao negócio. “Essa prática ilegal é bem comum, em áreas como a comercial, por exemplo. Hoje, com a LGPD a empresa consegue se proteger perante a lei contra essa prática”, explicou.

O case apresentado durante o evento foi da Machado Schütz & Heck Advogados Associados através do relato do sócio-fundador, Gleison Schütz que apontou algumas das vantagens apresentadas no implemento das normas. Segundo Gleison, a implementação da LGPD em sua empresa já dura dois anos e meio. “São muitos aspectos que precisam de atenção dentro da organização”, apontou.

As vantagens que surgiram com a implementação da lei, de acordo com Gleison foram: estabelecimento de processos, segurança das informações, tanto para os clientes como para o escritório, eficiência nos processos, profissionalismo em toda a organização dos dados, além do comprometimento da equipe.

Outros aspectos apontados pelo convidado foram o ganho de competitividade perante o mercado, credibilidade e segurança nas tratativas com o cliente e a proteção das informações da empresa.

Nas considerações finais, Juarez Fortes apontou como principal desafio, as pessoas. “Quando elas entendem e se engajam no processo, passam a compreender a importância para o negócio e para a sua rotina”, explanou Juarez, que destacou ainda a importância do consumidor estar atento a maneira com que as suas informações são tratadas pelas empresas.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895