person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Brasil comemora acordo "histórico" entre UE e Mercosul

Tratado vinha sendo negociado há 20 anos

Jair Bolsonaro comemorou em seu twitter, "trará enormes benefícios à economia" | Foto: Marcos Corrêa / Palácio do Planalto / Divulgação / CP

O Brasil comemorou nesta sexta-feira o acordo histórico alcançado entre o Mercosul e a União Europeia (UE), que criará "uma das maiores áreas de livre comércio do mundo". "O acordo é um marco histórico no relacionamento entre o Mercosul e a União Europeia", e sua conclusão "ressalta o compromisso dos dois blocos com a abertura econômica e o fortalecimento das condições de competitividade", afirma uma nota conjunta dos ministérios da Economia e das Relações Exteriores brasileiros.

O tratado "cobre temas tanto tarifários quanto de natureza regulatória, como serviços, compras governamentais, facilitação de comércio, barreiras técnicas, medidas sanitárias e fitossanitárias e propriedade intelectual", informa.

Os quatro países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), assim como os da UE (que serão 27 quando o Brexit for formalizado) "representam, juntos, cerca de 25% do PIB mundial e um mercado de 780 milhões de pessoas", ressalta o comunicado.

"Acordo Mercosul-UE trará enormes benefícios à economia"

O presidente Jair Bolsonaro usou o Twitter para comemorar o acordo fechado, nesta sexta-feira, entre Mercosul e União Europeia. "Histórico! Nossa equipe, liderada pelo Embaixador Ernesto Araújo, acaba de fechar o Acordo Mercosul-UE, que vinha sendo negociado sem sucesso desde 1999", disse. "Esse será um dos acordos comerciais mais importantes de todos os tempos e trará benefícios enormes para nossa economia", afirmou o presidente na rede social.

Bolsonaro lembrou que, juntos, "Mercosul e UE representam 1/4 da economia mundial". "E agora os produtores brasileiros terão acesso a esse enorme mercado", enfatizou. "Parabenizo também os Ministros Paulo Guedes e Tereza Cristina, bem como as equipes de seus ministérios, pelo empenho neste objetivo. GRANDE DIA!", finalizou o presidente.

Em seguida, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, respondeu ao presidente Bolsonaro, também no Twitter. "Momento aguardado há 20 anos! Um grande dia para todos nós! Obrigada, presidente!"

AFP e AE