Brexit deve ter baixo impacto nas exportações do agronegócio gaúcho

Brexit deve ter baixo impacto nas exportações do agronegócio gaúcho

Economista da Farsul acredita que separação não vai trazer mudanças para o setor

Correio do Povo

publicidade

A decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia deve ter um impacto pequeno no agronegócio gaúcho. Em entrevista ao Correio do Povo nesta sexta-feira, o economista-chefe da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Antônio da Luz, afirmou que não espera que haja grandes mudanças nas exportações do setor a curto e médio prazo.

“Honestamente eu não vejo grandes mudanças para nós. A União Europeia é o nosso segundo bloco comprador, mas bem atrás da China. E o Reino Unido tem uma representação bem pequena nesse todo. Europa continental importa soja, café e produtos da medeira e seguirá fazendo isso provavelmente nas mesmas quantidades atuais”, estimou.

A União Europeia representa 15,9% das exportações do agronegócio gaúcho, de acordo com os dados da Farsul. O Reino Unido separado é responsável por apenas 1,31% do total. Antônio da Luz acredita que a longo prazo a separação pode ser positiva para a exportação de carne suída do Rio Grande do Sul aos britânicos.

“As zonas de livre mercado quanto maiores forem é melhor para o mercado mundial. O ideal seria que o mundo inteiro não tivesse barreiras. Como eu disse, a princípio não traz benefícios nem malefícios. Talvez traga alguma mudança na regulamentação para suínos. O Reino Unido pode acabar facilitando para nós já que atualmente a França complica um pouco a entrada do produto da União Europeia”, analisou.

Apesar de estimar baixa interferência para o agronegócio gaúcho, o economista Antônio da Luz ressalta que considera negativa a decisão tomada pelos britânicos no que ficou conhecido como Brexit. “A Inglaterra sai pela dificuldade que tem tido para lidar com a regulação da União Europeia. Eu entendo que eles tenham motivos para isso, mas não acho bom. Para o mercado, para a economia mundial, essa é uma decisão ruim”, avalia.

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895