Câmara aprova prorrogação da entrega do Imposto de Renda, com emenda do imposto a pagar

Câmara aprova prorrogação da entrega do Imposto de Renda, com emenda do imposto a pagar

Alteração define limite de dezembro para parcelamento de eventuais dívidas dos contribuintes

Correio do Povo

Parcelamentos no último dia de entrega serão limitados a cinco meses

publicidade

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, a versão final do projeto que prorroga o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda para 31 de julho. O texto teve de ser analisado novamente após emenda do Senado acrescentar o limite para  dezembro de 2021 nas parcelas de eventuais impostos a pagar das declarações. Agora a proposta aguarda sanção presidencial.

A alteração foi feita a pedido do governo federal. Conforme análise, se as parcelas fossem estendidas, existiria risco de perda de arrecadação em até R$ 13 bilhões no Orçamento deste ano.

A matéria contou com parecer favorável do relator, deputado Marcos Aurélio Sampaio (MDB-PI). Segundo o texto, o imposto a pagar poderá ser feito em, no máximo, seis parcelas, mas quem entregar no último dia terá apenas cinco meses para dividir o tributo a pagar, obedecendo ao limite estipulado em emenda.

O projeto aprovado não altera o cronograma de restituição do IR. Assim, os contribuintes que entregarem a declaração com antecedência poderão receber a restituição a partir de 31 de maio de 2021.

No ano passado, também houve a prorrogação do prazo para a entrega da declaração. A mudança, contudo, foi feita por meio de instrução normativa da Receita Federal, que passou o prazo final para 30 de junho. O cronograma de restituição permaneceu o mesmo, fazendo com que o primeiro lote fosse liberado em 29 de maio, antes do prazo final de entrega.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895