Cerca de 1,6 milhão voltam a procurar emprego na 2ª semana de agosto, diz IBGE

Cerca de 1,6 milhão voltam a procurar emprego na 2ª semana de agosto, diz IBGE

Pesquisa mostra que 8,3 milhões de brasileiros trabalhavam de maneira remota durante o período

R7

Dados foram divulgados na PNAD Covid-19

publicidade

Cerca de 1,6 milhão de brasileiros voltaram a procurar emprego na segunda semana de agosto (de 9 a 15), segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Covid-19, divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE). 

O IBGE afirma que parte deste contingente conseguiu se ocupar, mas o restante foi para a desocupação. Esse número vem da queda no número de pessoas que gostariam de trabalhar, mas não procuraram emprego no período — dado passou de 28,1 milhões para 27,1 milhões.

Também houve redução de 18,3 milhões para 17,7 milhões o grupo de pessoas que gostaria de trabalhar, mas não procurou devido à pandemia ou por falta de trabalho no local onde vive. A coordenadora da pesquisa, Maria Lúcia Vieira, afirma que houve um aumento na população ocupada e na desocupada. 

“Embora pouco significativo, tivemos um leve aumento da população ocupada (82,1 milhões) e da desocupada (12,9 milhões), e uma discreta diminuição da população fora da força de trabalho (75,4 milhões). Isso sugere, como já tínhamos observado na semana passada, uma leve retomada das atividades econômicas e da recuperação do emprego”, afirma.

Trabalho remoto

Na segunda semana de agosto, a população ocupada e não afastada do trabalho foi estimada em 75,1 milhões, valor estável em relação a semana anterior, e, destes, 8,3 milhões estavam trabalhando de forma remota.

Já o número de afastados do trabalho por causa da pandemia ficou em 4,3 milhões, número estável frente a semana anterior (4,7 milhões), mas com queda percentual, de 5,7% para 5,2%. Houve recuo numérico e percentual frente à semana de 3 a 9 de maio (16,6 milhões ou 19,8% dos ocupados).

Estudantes sem aulas

A pesquisa mostra que 7,6 milhões (16,6%) de estudantes não tiveram atividades escolares na segunda semana de agosto, contingente que caiu em comparação com a semana anterior, quando 8,2 milhões se encontravam nesta situação. 

Entre os 36,8 milhões de estudantes que tiveram atividades escolares na segunda semana de agosto, 24,3 milhões (66%) tiveram atividades em cinco dias da semana. Numericamente, esse contingente cresceu frente à semana anterior (22,6 milhões) embora a proporção (64,4%) tenha ficado estável.

Isolamento social

De acordo com a Pnad Covid-19, 4,4 milhões de pessoas (2,1%) não tomaram medidas de isolamento para evitar a transmissão do coronavírus, número estável em relação a semana anterior. Em contrapartida, aumentou em 2,9 milhões o grupo de pessoas que reduziu o contato, mas continuou saindo de casa ou recebendo visitas (74,5 milhões). 40,9% ficaram em casa ou só saíram para necessidades básicas.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895