Claudio Johannpeter afirma que Zelotes "não influenciou" saída de família da Gerdau

Claudio Johannpeter afirma que Zelotes "não influenciou" saída de família da Gerdau

Empresa anunciou que familiares passam a pertencer apenas a conselhos das companhias

AE

Empresa anunciou que familiares passam a pertencer apenas a conselhos das companhias

publicidade

Em teleconferência nesta quinta-feira, o vice-presidente executivo da Gerdau, Claudio Johannpeter, negou que a decisão da família de se afastar da operação da empresa, abrindo espaço para um executivo contratado
a partir de 2018, tenha relação com a Operação Zelotes, na qual a companhia foi citada. Segundo o empresário, o movimento faz parte de um processo iniciado internamente há cerca de 12 meses.

"A mudança será muito boa para a empresa. Os atuais integrantes da família passam a se dedicar ao Conselho da Gerdau e de Metalúrgica Gerdau. Essa é a quinta geração da família na administração executiva e foi cumprido um importante papel nesse ciclo", disse Johannpeter.

A siderúrgica Gerdau e Gerdau Metalúrgica anunciaram nesta quinta-feira uma mudança de gestão, com os membros da família controladora se afastando da direção das empresas e focando apenas nos conselhos de administração. Mais cedo, de acordo com comunicado endereçado aos investidores, a família escolheu Gustavo Werneck da Cunha, que hoje é diretor executivo da Operação Brasil e está há 13 anos no grupo, como o novo presidente. Ele, contudo, vai assumir as novas atribuições apenas em 2018. "Como futuro Diretor-Presidente (CEO) da Gerdau, seu foco será o de continuar e dinamizar as transformações pelas quais a empresa vem passando nos últimos anos, buscando ampliar a rentabilidade das operações e gerar mais valor para os acionistas", diz fato relevante da Gerdau assinado pelo diretor de Relações com Investidores, Harley Lorentz Scardoelli.

André Bier Gerdau Johannpeter, hoje diretor-presidente, e Claudio Johannpeter e Guilherme Chagas Gerdau Johannpeter, vice-presidentes executivos, ficarão exclusivamente como membros do conselho de administração. Segundo comunicado, os "membros da família Gerdau Johannpeter buscarão ainda mais foco na definição das estratégias de médio e longo prazos da Gerdau, visando a geração de valor para todos os públicos de interesse da empresa e apoiando seus executivos na sua implementação." Werneck, 44 anos, é engenheiro mecânico pela Universidade Federal de Minas Gerais com MBAs em gestão pelo Insper e pela Fundação Getúlio Vargas, e aperfeiçoamento pelo Insead, Harvard Business School, Kellogg School of Management e London Business School. Entre outros cargos no grupo, ele já foi diretor corporativo de Tecnologia da Informação e diretor industrial da Gerdau na Índia.

Empresas crescem no Brasil, apontam dados do Sebrae

Desde 2020, o número desses empreendedores subiu de 10,96 milhões para 14,9 milhões em 2023, cerca de 12% da população adulta

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895