Com queda no valor da energia, inflação de outubro fica em 0,1%, diz IBGE

Com queda no valor da energia, inflação de outubro fica em 0,1%, diz IBGE

IPCA ficou estável em Porto Alegre, segundo dados divulgados nesta quinta-feira

Correio do Povo

Bandeira amarela em energia elétrica puxou inflação para baixo no último mês

publicidade

A inflação no Brasil apresentou o índice mais baixo para outubro desde 1998. A alta nos preços foi de 0,10% em relação a setembro, quando houve deflação de 0,04%. Em outubro do ano passado, a taxa foi de 0,45%.Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta quinta-feira pelo IBGE. No acumulado do ano, o índice registrou 2,6% e, nos últimos 12 meses, a inflação ficou em 2,54%. Em Porto Alegre e Região Metropolitana, a inflação ficou estável (-0,01). No ano na Capital gaúcha, o índice acumulado é de 2,42%.

No país, dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, três apresentaram deflação de setembro para outubro, com destaque para habitação (-0,61%). A queda de 3,22% no preço da energia foi o principal item que puxou a taxa para o baixo.

“Estava em vigor em setembro a bandeira tarifária vermelha patamar 1 e, em outubro, passou a vigorar a amarela, cujo acréscimo é menor. Além disso, houve redução nas tarifas residenciais de uma das concessionárias de São Paulo, vigente desde 23 de outubro, e em Brasília e em Goiânia, a partir de 22 de outubro”, esclareceu o gerente do IPCA, Pedro Kislanov.

Entre os setores que tiveram elevação, destacam-se o vestuário (0,63%), saúde e cuidados pessoais (0,4%), além dos transportes (0,45%). Já a alimentação e as bebidas, após a variação negativa observada em setembro (-0,43%), apresentou ligeira alta (0,05%). 

No grupo da alimentação, as refeições fora de casa pesaram mais no bolso dos brasileiros. O índice passou de 0,04% em setembro para 0,19% em outubro. 


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895