Confiança da construção atinge maior nível em quase oito anos

Confiança da construção atinge maior nível em quase oito anos

Indicador avançou 1,4 ponto em dezembro com melhores expectativas e percepções sobre momento atual, aponta FGV

R7

publicidade

O ICST (Índice de Confiança da Construção) avançou 1,4 ponto em dezembro, para 96,7 pontos. Trata-se do maior patamar do indicador desde os 97,8 pontos alcançados em janeiro de 2014, mostram dados divulgados nesta quinta-feira (23) pela FGV (Fundação Getulio Vargas). 

Ana Maria Castelo, coordenadora de projetos da construção do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia) afirma que a situação corrente dos negócios termina 2021 em uma posição melhor do que antes da pandemia. "Nota-se que os empresários se mantêm cautelosos em relação às perspectivas para os negócios nos próximos meses. É um sentimento que decorre da própria piora da conjuntura e de sua repercussão sobre variáveis chaves para o setor", avalia Ana.

Em dezembro, o resultado positivo do índice reflete a melhora das expectativas e da percepção dos empresários na avaliação sobre momento atual. Enquanto o ISA-CST (Índice de Situação Atual) subiu 0,8 ponto, para 92,8 pontos, o IE-CST (Índice de Expectativas) avançou 2,1 pontos, para 100,8 pontos. De acordo com a FGV, a alta do indicador que mede a percepção atual dos negócios foi influenciada, principalmente, pela melhora do indicador de carteira de contratos, que subiu 1,4 ponto, para 93,8 pontos.

O Nuci (Nível de Utilização da Capacidade), por sua vez, recuou 0,9 ponto percentual, para 76,4%. A maior contribuição negativa partiu da Mão de Obra, que diminuiu de 78,4% para 77,5%. Já o Nuci de Máquinas e Equipamentos diminuiu 0,3 ponto percentual, para 69,8%.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895