Confiança da indústria cai pelo 8º mês seguido e atinge menor nível desde julho de 2020, diz FGV

Confiança da indústria cai pelo 8º mês seguido e atinge menor nível desde julho de 2020, diz FGV

Índice recuou 1,7 ponto em março e atingiu os 95 pontos

R7

Houve expansão em 11 dos 15 locais pesquisados pelo IBGE

publicidade

O ICI (Índice de Confiança da Indústria) recuou 1,7 ponto em março e atingiu os 95 pontos, o menor patamar desde julho de 2020 (89,8 pontos), de acordo com a FGV (Fundação Getulio Vargas).

A oitava queda seguida do indicador derrubou o otimismo do setor na métrica trimestral. No período compreendido entre janeiro e março, a confiança industrial também caiu 1,7 ponto.

Para o economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), Aloisio Campelo Jr, a indústria segue a tendência de redução dos níveis de confiança iniciada no segundo semestre do ano passado, após uma "espetacular recuperação" do choque da primeira onda da Covid-19, quando se beneficiou da redução da demanda por serviços.

"Chama a atenção no mês o aumento do pessimismo quanto à evolução da produção e da situação geral dos negócios nos próximos meses. Concorrem para isso a perda de força da demanda interna, a alta dos juros e, em março, a reposição de estoques industriais, que andavam muito abaixo do desejável há alguns meses", afirma Campelo.

O resultado de março foi influenciado por uma piora tanto das avaliações sobre a situação atual quanto das perspectivas para os próximos meses. O ISA (Índice de Situação Atual) recuou 1,1 ponto, para 97,4 pontos, o menor valor desde julho de 2020 (89,1 pontos). Já o IE (Índice de Expectativas) caiu 2,1 pontos, para 92,8 pontos, o menor patamar também desde julho de 2020 (90,5 pontos).


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895