Corsan inicia pagamento de outorgas a prefeituras do RS

Corsan inicia pagamento de outorgas a prefeituras do RS

Valor é uma contrapartida aos municípios que assinaram aditivos contratuais para a extensão do prazo do atendimento até 2062

Correio do Povo

publicidade

A Aegea Saneamento, nova controladora da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), repassará nesta sexta-feira R$ 175,98 milhões em pagamento de outorgas de concessão dos serviços de saneamento básico a 31 prefeituras gaúchas. O valor é uma contrapartida aos municípios que assinaram aditivos contratuais para a extensão do prazo do atendimento até 2062.

Com a prorrogação desses contratos, os municípios permitem que a companhia faça os investimentos necessários para atingir a meta de universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário até 2033, obrigatória por lei. O capital transferido aos municípios foi depositado à vista, ficando imediatamente disponível para investimentos em melhorias das cidades, a critério de cada administração municipal, criando um impulso de desenvolvimento em diversas áreas.

Na avaliação da presidente da Corsan, Samanta Takimi, o momento representa “a consolidação de uma etapa, demonstrando, além de comprometimento com a população gaúcha, o respeito aos municípios que confiaram na solução apresentada para o atendimento ao Marco Legal do Saneamento Básico através da privatização", pontua. Segundo Fabiano Dallazen, diretor de Relações Institucionais da Aegea no RS, o pagamento de outorgas "honra o compromisso da Corsan, assumido em sua fase ainda pública, perante aqueles municípios que já aderiram à regularização do contrato com a prorrogação de prazo para realização de investimentos, que chegarão à casa dos R$ 15 bilhões, e com a obrigação de universalização do saneamento até 2033".

O prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, disse que reconhece a importância da privatização "para alcançarmos o cumprimento das metas do Marco Legal, até 2033". "Sabemos da necessidade dos investimentos em saneamento básico e a urgência da universalização dos serviços para a melhoria da qualidade de vida e da saúde pública. Com a chegada da outorga, outros reflexos positivos virão, já que os recursos vão auxiliar em necessidades orçamentárias prioritárias do município”, frisou.

Já o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, adiantou que investirá 25% dos recursos em Educação, 15% na Saúde e o saldo será aplicado em infraestrutura de estradas, principalmente na zona rural. "É no nosso interior onde temos um agroturismo em franco crescimento e precisamos melhorar as estradas para dar mais segurança aos produtores, aos proprietários de agroindústrias, pousadas e restaurantes, além de todas as pessoas que ali circulam”.

Por outro lado, o prefeito de Rio Grande, Fabio Branco, salientou que os recursos são muito bem-vindos para o atendimento de demandas necessárias e urgentes relacionadas à infraestrutura da cidade. "Inclusive, chegam em um momento muito oportuno, em que temos uma queda de arrecadação, e precisamos de reforços para investir em mais qualidade de vida para os riograndinos. Com a outorga, vamos reorganizar o nosso orçamento e analisar como será a alocação desses valores", assinalou.

A prefeita de Sapiranga, Carina Nath, igualmente destacou que o repasse chega em boa hora. "Por muitos anos, o município não teve os investimentos necessários em saneamento, principalmente na área de drenagem, que precisa de manutenções e atenção constante. Esses recursos serão utilizados em ações de macrodrenagem em pontos cruciais. São canalizações, desassoreamentos, dragagens e todo tipo de estrutura para evitar alagamentos, como os que tivemos recentemente por conta do ciclone”.

Confira a lista de municípios 

Metropolitana: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí e Viamão

Litoral: Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Imbé, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Tramandaí

Nordeste: Bento Gonçalves, Estrela, Gramado, Montenegro, Nova Petrópolis

Missões: Cruz Alta, Panambi, Santa Rosa

Região dos Sinos: Estância Velha, Sapiranga, Taquara

Planalto: Passo Fundo, Vacaria

Central: Rio Pardo, Santa Maria

Fronteira: Alegrete, São Borja

Sul: Rio Grande


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895