Crise nuclear afunda Bolsa de Tóquio, que fecha com queda de 10,55%

Crise nuclear afunda Bolsa de Tóquio, que fecha com queda de 10,55%

Pânico dos investidores começou após o aumento dos níveis de radiação

AFP

publicidade

A Bolsa de Tóquio despencou nesta terça-feira, com o índice Nikkei fechando em queda de 10,55% devido à crise nuclear que abala o país depois do terremoto seguido de tsunami da última sexta-feira, provocando uma onda de pânico entre os investidores.

• Leia mais notícias sobre a emergência nuclear após terremoto

No fechamento, o índice Nikkei dos 225 principais valores perdia 1.015,34 pontos, a 8.605,15 unidades (-10,55%).
No pior momento do pregão, os prejuízos do principal índice japonês chegou a -14%. O pânico começou depois que o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, indicou que os níveis de radiação haviam "aumentado de forma considerável" na central nuclear de Fukushima 1. A central registrou várias explosões após o tremor de sexta-feira, que devastou a costa Nordeste do Japão.



O índice Topix de todos os títulos de primeira linha, por sua vez, caiu 9,47%, a 8.605,15 pontos. As transações, entretanto, alcançaram o patamar recorde de 5.78 bilhões de ações. Os papéis da Tokyo Electric Power (Tepco), operadora responsável pela central nuclear de Fukushima, sofreram uma queda acentuada na sessão desta terça-feira, perdendo 24,67% de seu valor no fechamento.

Houve uma venda desenfreada de ações da empresa após o anúncio do agravamento da situação em Fukushima, onde mais um reator explodiu na tarde de segunda-feira, provocando o aumento dos níveis de radiação.

Bookmark and Share


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895