Demanda por crédito cai 10,2% em fevereiro, puxada por MPEs, diz Serasa

Demanda por crédito cai 10,2% em fevereiro, puxada por MPEs, diz Serasa

Negócios de médio e grande porte tiveram alta de 17,1% e 26,9%, respectivamente

AE

publicidade

A busca das empresas por crédito caiu 10,2% em fevereiro comparado ao mesmo mês de 2022, segundo o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian. As micro e pequenas empresas (MPEs) impulsionaram a queda, com retração de 10,9%. Já os negócios de médio e grande porte tiveram alta de 17,1% e 26,9%, respectivamente, no mesmo período.

Entre os segmentos, a maior baixa na busca por crédito foi no setor de serviços (-16,0%). Indústrias (-5,5%) e comércio (-4,0%) também apresentaram redução. Por outro lado, a categoria "Demais", que engloba empresas do setor financeiro, primário e terceiro setor, apresentou alta na demanda (26,3%).

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, micro e pequenas empresas, focadas no mercado interno, "acabam retraindo mais intensamente a sua demanda por crédito quando a economia brasileira entra em desaceleração". Em contrapartida, o economista pontua que as médias e grandes empresas conseguem sustentar a procura por crédito pelo fato de exportarem parte de sua produção.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895