Em Porto Alegre, Tombini projeta crescimento de 3% do PIB

Em Porto Alegre, Tombini projeta crescimento de 3% do PIB

“Creio que está em curso um processo de retomada do crescimento econômico do Brasil”, afirmou

Danton Júnior / Correio do Povo

Presidente do Banco Central participou do evento

publicidade

Em uma das falas mais aguardadas do primeiro dia do Fórum da Liberdade, o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, projetou um crescimento de 3% no PIB do Brasil durante o ano de 2013. No ano passado, a alta foi de apenas 0,9%.

No primeiro trimestre do ano, segundo Tombini, a estimativa é de que a economia do país tenha crescido em torno de 4%. Entre os motivos do desempenho, citou as medidas tomadas pelo governo federal para simplificar o sistema tributário e reduzir impostos, visando aumentar a competitividade. “Creio que está em curso um processo de retomada do crescimento econômico do Brasil”, afirmou o presidente do BC.

Tombini alertou que o cenário econômico internacional permanece complexo, com uma probabilidade menor da ocorrência de “eventos extremos” do que no passado. “Episódios como observados recentemente no Chipre reforçam a percepção de que o cenário externo ainda é complexo e de que ainda há dificuldades”, observou, ao prever um período de baixo crescimento econômico.

Yoani Sánchez cancela presença

A blogueira cubana Yoani Sánchez, opositora do regime dos irmãos Castro, não irá participar do fórum. Sua presença estava confirmada para o segundo dia do evento. Yoani, porém, informou à organização do fórum que estava com um problema de saúde.

O primeiro dia do fórum terminou com um painel sobre liberdade de imprensa. A programação recomeçam na manhã desta terça-feira, com um debate sobre segurança pública que contará com a presença do prefeito de canoas, Jairo Jorge, e do secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame.

Bookmark and Share

Se você é um empreendedor atingido pelas cheias, saiba como recomeçar

Sebrae RS apurou que 600 mil micro e pequenas empresas foram afetadas diretamente em todo o Estado

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895