Em posse no BNDES, Mercadante fala em fortalecer parcerias com países vizinhos e exportação

Em posse no BNDES, Mercadante fala em fortalecer parcerias com países vizinhos e exportação

Ex-senador assume a presidência do banco em cerimônia com a presença do presidente Lula e do vice, Geraldo Alckmin

R7

publicidade

O ex-senador Aloizio Mercadante tomou posse nesta segunda-feira como presidente do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No discurso de abertura, o economista falou em retomar a industrialização brasileira, reposicionar o país no mercado global, fomentar parcerias com países vizinhos e criar um "Eximbank" — um banco focado no fomento às exportações, visando retomar o financiamento de empresas brasileiras no exterior.

Na fala, Mercadante afirmou que o BNDES precisa adotar uma visão estratégica a longo prazo, com foco em exportações para além de commodities agrícolas. "Também produtos industriais de alto valor agregado são essenciais para o desenvolvimento do país", disse, citando que 98% do mercado está fora do Brasil.  "Precisamos ser mais competitivos. Competitividade e eficiência: essa é uma pauta fundamental para o futuro do BNDES e da indústria do Brasil", afirmou o novo líder da instituição financeira. 

Mercadante falou sobre o papel do banco de apoiar pré e pós embarque das exportações de bens e produtos. "Estamos desenvolvendo um projeto para a execução de um 'Eximbank'". Na prática, isso significa a criação de um banco focado em fomentar exportação, buscando retomar o financiamento de empresas brasileiras no exterior.

Para o fortalecimento do Brasil no mercado, Mercadante defendeu a intensificação da parceria com países vizinhos. "Nosso desenvolvimento passa, necessariamente, pela integração da América Latina e parceria com países do sul global", completou. Estiveram presentes na cerimônia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice Geraldo Alckmin (PSB), a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, e a ex-presidente Dilma Rousseff.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895