Ferragem em Porto Alegre é voltada ao público feminino

Ferragem em Porto Alegre é voltada ao público feminino

Proprietária procura orientar e dar dicas nas redes sociais

Correio do Povo

Vanessa Luciane Garcia da Silva trocou a área da saúde pelo empreendedorismo

publicidade

A técnica de enfermagem Vanessa Luciane Garcia da Silva fez uma grande mudança ao deixar a área da saúde e investir na criação de uma ferragem. Em 2017, viu como  oportunidade o fechamento de uma loja de ferramentas em frente à sua casa na Restinga Velha, em Porto Alegre. Na época, empreendimentos imobiliários estavam surgindo na região, o que poderia incrementar a demanda por produtos que ela poderia vender. Foi então que transformou a oficina mecânica do marido em Ferragem Outono.

Começou com uma sócia e depois seguiu de maneira solo, mas sempre com o auxílio dos familiares. “Foi tudo na coragem, sem muito planejamento. Só dependia de mim, do meu tempo, dedicação e propósito para trabalhar por conta para ter mais tempo para mim e para minha família”, explica. Com o tempo, fez consultoria para otimizar o negócio e, ao mesmo tempo, foi aprendendo sobre o conteúdo que comercializava.

À medida que dominava o tema, compartilhava os conhecimentos nas redes sociais. Dicas de consertos começaram a aproximar os clientes, principalmente mulheres. O estabelecimento é quase todo pintado de rosa e a ideia é acolher o público feminino que, em algumas vezes, não entende dos materiais tradicionalmente comercializados em ferragens. 

Desde a inauguração, já foram mais de 35 mil pessoas atendidas. A meta é ampliar o espaço físico e o quadro de funcionários. “Queremos dar oportunidades para mulheres e também fomentar o bairro, que é de periferia e já foi muito criticado”, diz. 

Pequenos negócios na meta climática

O Sebrae vai fomentar o debate sobre o papel dos pequenos negócios na governança climática durante a COP 28, nos Emirados Árabes Unidos, até 12 de dezembro. A entidade representa mais de 15,4 milhões de pequenos negócios no país, que devem cumprir papel fundamental na redução de emissões de gases de efeito estufa e em adoção de práticas sustentáveis.

“A abundância de recursos como a energia solar, eólica, hidrelétrica, de biomassa e biogás oferece um potencial significativo para reduzir nossa dependência de combustíveis fósseis e diminuir as emissões de gases de efeito estufa”, diz o presidente do Sebrae, Décio Lima.

O Pavilhão Brasil no evento tem uma programação para apresentar casos brasileiros bem-sucedidos, celebrar parcerias e promover debates. No dia 9 de dezembro, o Sebrae coordena o painel “Centralidade dos pequenos negócios na governança climática”.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895