Turismo e cosméticos têm como tema azeite de oliva

Turismo e cosméticos têm como tema azeite de oliva

Propriedade em Caçapava do Sul recebe hóspedes e comercializa produtos de beleza

Correio do Povo

Interessados podem ficar na casa em estilo colonial português

publicidade

De uma produção de oliveira em Caçapava do Sul, o negócio da família Fernandes resultou em mais dois projetos. Um deles foi a abertura da propriedade para o turismo rural. A sede, localizada na Rota das Oliveiras, foi inaugurada em 2020 e, desde lá, os visitantes podem experienciar a vida no pampa gaúcho e acompanhar a colheita dos frutos na Vila do Segredo, hospedados em uma casa em estilo colonial português.

“A ideia era plantar oliveira, mas como a produção demora anos, nesse meio tempo, nós identificamos o apelo turístico do local”, observou Renato Fernandes, que gerencia o empreendimento com a esposa, Cinara Fernandes e o filho Rafael Fernandes. No local, os hóspedes têm opções de passeios de aventura e ecológicos. Outro atrativo é a gastronomia oferecida na região.

Em 2023, foi iniciada a terceira fase da empresa, que começou a comercializar cosméticos feitos com azeite de oliva da propriedade na composição. “Levamos seis meses para chegar na fragrância, que é única. A aceitação foi muito boa”, destacou o fundador. Hoje estão disponíveis cremes hidratantes, difusores, aromatizadores e sabonetes líquidos e em barra da linha Olive Intense.

Segundo os proprietários, as três atividades, hospedagem e produção de azeite e cosméticos, são ecologicamente corretas e sustentáveis. “Hoje produzimos a energia consumida em nossa propriedade. Trocamos o uso do trator pela criação de cordeiros para manter o olival com pastagem baixa e mantivemos área de mata nativa entre as oliveiras, além de captarmos água da chuva para uso doméstico.”

Mais produtividade nas empresas

As empresas interessadas em ampliar sua produtividade e competitividade já podem se inscrever para participar do novo ciclo do Programa Brasil Mais Produtivo. A iniciativa liderada pelo governo federal, e que conta com o apoio do Sebrae, oferece o acompanhamento gratuito e individualizado de Agentes Locais de Inovação (ALI) a pequenos negócios com foco no fomento à inovação e utilização de novas ferramentas digitais.

O programa é composto por duas modalidades: ALI Produtividade, que é focado no aumento da produtividade por meio da inovação, ou ALI Transformação Digital, focado na adoção de ferramentas tecnológicas para a gestão de seu negócio.

“Um Agente Local de Inovação acompanhará a empresa e aplicará uma metodologia em oito etapas. Com isso, facilitará o processo de mapeamento de problemas e implementação de uma solução, seja por meio da prototipagem de uma solução inovadora ou por meio da aquisição de uma ferramenta digital”, explica o gestor de projetos de Inovação do Sebrae, Frederico Cabaleiro. Mais informações podem ser encontradas no link.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895