Empreendimento busca impulsionar a gastronomia via delivery em Porto Alegre

Empreendimento busca impulsionar a gastronomia via delivery em Porto Alegre

Projeto Galpão Food Hub, situado no bairro Sarandi, tem a união de seis estabelecimentos da Capital

Gabriel Guedes

Empreendimento fica situado no bairro Sarandi, na zona Norte de Porto Alegre

publicidade

A semana começa com a entrada em funcionamento do Galpão Food Hub, um empreendimento na zona Norte pensado para uma nova era da gastronomia, que vai somar forças de tradicionais restaurantes de Porto Alegre, que estarão funcionando em um sistema colaborativo.

O projeto, que vem sendo desenvolvido há cerca de um ano e meio, foi acelerado para auxiliar parte do setor a enfrentar o efeitos nocivos da pandemia de Covid-19. Inicialmente, o atendimento será somente via delivery por telefone e aplicativos. Em até 30 dias deve passar a operar no modelo takeaway e mais adiante, quando for possível após a pandemia, poderá receber o público para consumo no local, com ações de entretenimento.

A expectativa é de 500 entregas por dia, com faturamento médio de R$ 100 mil por mês, por operação. O novo negócio irá gerar em torno de 40 vagas de emprego diretos e investimento de R$ 2 milhões, feito diretamente pelos empresários.

O Galpão Food Hub, situado no bairro Sarandi, surgiu a partir da união de proprietários e sócios dos restaurantes Usina de Massas, Tokyo Sushi Lounge, Tartoni Ristorante, Usina do Pastel, Fornellone e Gambrinus, em discussões sobre como inovar no segmento e enfrentar a crise gerada pelo novo coronavírus. “Sempre acreditei no associativismo. Este grupo de empresários se formou há algum tempo e a ideia deste projeto surgiu como música para nossos ouvidos. Delivery não é uma novidade, mas foi sendo desenvolvido como uma forma de agregar um novo canal de vendas. Mas aí com a pandemia houve esta aceleração”, explicou a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-RS), Maria Fernanda Tartoni, que também é proprietária do restaurante que leva seu nome.

Um dos idealizadores da iniciativa é Áureo Martinez, sócio da Usina de Massas. Segundo ele, o conceito é inédito no Brasil, pois a mobilização partiu dos próprios empresários do ramo da gastronomia e não de um investidor externo. O projeto permite que cada empresário possa operar com até três operações diferentes, ou seja, além da sua marca original, poderá implantar outras duas no mesmo local, utilizando o sistema de entregas e estrutura.

“Todos os custos em comum foram divididos, como gás, água, energia, telefone e internet, com medidores para todas operações”, detalhou Martinez. O projeto já começa funcionar nesta semana, com o “soft opening” de duas operações e outras que iniciam no começo próximo mês e mais uma entre setembro e outubro. Nem todos os restaurantes participantes do projeto irão trabalhar com suas marcas tradicionais, criando outras para o funcionamento no hub.

A escolha da região para implantação do Galpão se deu por uma razão estratégica, segundo Martinez. “Queríamos sair da região central, para não interferir na área de entrega da maioria das operações de base de cada um e também porque avaliamos dados e a Zona Norte é a segunda maior área de demanda de delivery em Porto Alegre - fica atrás apenas do centro”, justificou.

Para os clientes, a novidade não muda nada na procura. Quem tem aplicativo, como iFood, Rappi e Uber Eats, por exemplo, vai ter as sugestões do local por base em geolocalização, como proximidade do lugar onde o cliente está. “O delivery vai ser melhor para o consumidor, que gastará menos, sem contar o tempo reduzido de entrega”, concluiu Martinez.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895