person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Ex-ministro Esteves Colnago assumirá Secretaria de Tesouro e Orçamento

Ele substituirá Bruno Funchal, que pediu exoneração nessa quinta-feira

Ele substituirá Bruno Funchal, que pediu exoneração nessa quinta-feira | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/CP

O ex-ministro do Planejamento Esteves Colnago assumirá o comando da Secretaria Especial de Tesouro e Orçamento da pasta. A nomeação foi confirmada há pouco pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em declaração conjunta ao lado do presidente Jair Bolsonaro.

"Estou nomeando alguém bastante sênior, com muita formação, muita experiência para o lugar do Funchal. Sai Funchal e entra Esteves Colnago", anunciou Guedes, ao lado do presidente Jair Bolsonaro.

Colnago substituirá Bruno Funchal, que pediu exoneração nessa quinta-feira alegando motivos pessoais. Junto de Funchal, também deixaram seus cargos o secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, a secretária especial adjunta do Tesouro e Orçamento, Gildenora Dantas, e o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, Rafael Araujo. O ministério recorreu a soluções internas para reorganizar a equipe econômica.

Assessor especial de Relações Institucionais do Ministério da Economia, Colnago foi ministro do Planejamento entre abril e dezembro de 2018, no final do governo Michel Temer. De maio de 2016 a abril de 2018, foi secretário-executivo do Planejamento, durante a gestão do ex-ministro Dyogo Oliveira.

"Estou absolutamente tranquilo", disse Guedes. Tenho tentado fazer substituições que aumentem qualidade da equipe. Não tenho a menor dúvida que Colnago puxa a média para cima. Ele tem uma carreira brilhante no setor público e é um símbolo do bom funcionalismo público", completou o ministro.

Agência Brasil e AE