ExpoBento e Fenavinho buscam inovar com experiências integradas em 2024

ExpoBento e Fenavinho buscam inovar com experiências integradas em 2024

Mudanças no layout de visitação, revitalização de espaços e nova proposta para vivenciar enogastronomia e atrações culturais estarão entre as novidades

Correio do Povo

publicidade

A 32ª ExpoBento e a 19ª Fenavinho projetam surpreender os visitantes com inovações entre 30 de maio a 9 de junho de 2024, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.  Algumas alterções serão estruturais, de grande impacto, e outras ficarão espalhadas em cada detalhe da feira e da festa. Os eventos dessa edição serão inspirados pelo mote ‘Juntos inovamos para você’.

“A ExpoBento traz consigo o peso de ser a maior feira multissetorial de compras e entretenimento do Brasil, um sucesso consagrado há mais de três décadas. E também a responsabilidade de dar continuidade a essa trajetória”, disse o diretor-geral da 32ª edição, Tiago Casagrande.

Embora uma nova ExpoBento esteja sendo edificada para 2024, alguns pontos permanecem inalterados. “As características pelas quais a ExpoBento é reconhecida e estimada continuarão perpetuadas e melhoradas também nesta edição: nosso compromisso com a excelência; o trabalho para atrair expositores e garantir que eles gerem negócios e os esforços para oferecer experiências diversificadas aos visitantes, com boas compras, opções de shows, lazer e entretenimento, enogastronomia, conforto, acolhida e segurança nos pavilhões do Parque de Eventos”, disse Casagrande.

A mesma missão desafiadora cabe à Patrícia Pedrotti, coordenadora da 19ª Fenavinho, e seu comitê. O movimento Fenavinho foi retomado em 2019 e, desde então, vem ganhando força e conquistando novos adeptos, especialmente por reviver a história, origens e cultura. É uma festa que celebra o trabalho dos agricultores, no campo, e das vinícolas, que transformam a uva nesse produto tão emblemático para nossa região, que é o vinho.

Em 2024, chega com novas propostas de experiência para o público, sempre valorizando a enogastronomia, os shows culturais e, com muito mais ênfase, a agroindústria familiar, além de toda agenda de programações e eventos relacionados à festa

Novidades na visitação e experiências

Antes mesmo do encerramento da 31ª ExpoBento e 18ª Fenavinho, as diretorias já estavam trabalhando na continuidade da feira e da festa. “Orientados pelos resultados de uma detalhada pesquisa de satisfação, construímos e estamos colocando em prática um plano de continuidade sustentável para nossos eventos”, explicou Marijane Paese, presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, entidade promotora de ExpoBento e Fenavinho.

As novidades da 32ª ExpoBento e 19ª Fenavinho impactam o público logo no início da visitação. O percurso que passa pelo espaço da Indústria e Comércio foi revitalizado. O pavilhão A também abrigará projetos temáticos especiais. Atrações consagradas, como o ‘Mundo da Moda’ e o ‘Espaço Variedades’ seguem oportunizando bons negócios para visitantes e expositores. A ExpoBento pretende destacar, também, um daqueles que está entre os maiores atrativos para o público masculino. O Salão Automotivo será realocado para o Pavilhão F, ganhando em volume e expressividade.

A meta da feira é, mais uma vez, chegar à marca de cerca de 500 marcas expositoras. Seguindo o percurso, o visitante vai ser surpreendido por uma integração ainda maior de ExpoBento e Fenavinho. A Festa ocupa área maior nos pavilhões e aparece sob uma remodelação de layout cuja proposta é melhorar a qualidade da experiência enogastronômica ali oferecida e também a valorização das atrações culturais, concentradas em um único palco que abrigará as atrações principais.

Completamente transformado, o espaço da Fenavinho valoriza a participação das vinícolas e, claro, seu produto: o vinho, grande protagonista da Festa. Cada vinícola expositora terá autonomia para elaborar de forma atrativa e criativa seu estande, oferecendo espaços de estar para o visitante, que poderá sentar para degustar os vinhos e espumantes, bem como a gastronomia.

Além dessa novidade na experiência enogastronômica, a Fenavinho faz jus a sua essência comunitária, de valorização ao interior, aos distritos e às raízes culturais. Sucesso em 2023, o ‘Bodegão’ ganha ainda mais destaque em 2024, num espaço maior e com programação ainda mais intensa. A valorização ao trabalhador agrícola aparece, também, na nova proposta da Agroindústria Familiar. Realocada para o pavilhão D, tem seu espaço ampliado, favorecendo a visitação, o contato do público com os produtos e os negócios.

“Esses movimentos vêm ao encontro dos esforços do CIC-BG em manter vivas a essência da feira e da festa, e adequá-las às expectativas de um público visitante e expositor cada vez mais qualificado e exigente. São direcionamentos estratégicos para que feira e festa tenham assegurada sua perpetuidade e continuem sendo geradoras das valiosas contribuições que entregam para nossa região”, diz Marijane.

Esse legado é reconhecido pela comunidade. “A ExpoBento e a Fenavinho são eventos que movimentam a economia de Bento Gonçalves e da região. Juntas demonstram a força do empreendedorismo e do nosso interior. O poder público é parceiro dessas ações, e aguardamos um grande evento em 2024”, disse o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira.

Da mesma forma o Legislativo municipal endossou a expectativa pela realização de feira e festa. “Edição após edição, ExpoBento e Fenavinho se superam. São eventos que merecem ser tombados pelo que representam para nossa cultura e município”, disse o presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, Rafael Pasqualotto. As contribuições dessa iniciava vencem os limites locais.

“Essa feira e festa, que o CIC-BG realiza há tanto tempo, unindo poder público, iniciativa privada, comunidade – tudo de melhor que temos no Estado e expõe para o Brasil, incentivando a interação, evolução e prosperidade, como acontece em Bento Gonçalves, cidade que é exemplo em turismo, indústria e empreendedorismo”, enfatizou o representante da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, Gabriel Fogaça.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895