'Energias hídricas precisam ser incentivadas', diz especialista

'Energias hídricas precisam ser incentivadas', diz especialista

Consultora Karin Correa será uma das moderadores de painel durante fórum em agosto

Christian Bueller

Consultora em gestão ambiental e fundiária mediará painel durante evento

publicidade

Uma temática que não é calcada em soluções mágicas, mas intrincada de esforços coletivos. O Centro de Eventos do CIEE RS receberá, no próximo dia 17 de agosto, o Fórum de Energias Renováveis. Com promoção do Correio do Povo e do Sindicato da Indústria de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS), o encontro reunirá diversos painelistas, especialistas em subáreas, para tratar de cada fonte de energia limpa.

Com experiência de 23 anos no setor, a consultora em gestão ambiental e fundiária, Karin Correa, que mediará o painel sobre Recursos Hídricos, corrobora com a frase que inicia este texto. "E não vai ser só uma fonte 'salvadora'. Temos uma base renovável no país que vem de hidrelétricas e foi incrementada exponencialmente com o passar do tempo, tanto com energia eólica quanto solar", explicou. Segundo ela, a segurança energética acontecerá se houver uma matriz diversificada. "Temos fontes intermitentes que dependem de sazonalidades, como sol e vento, e essas energias, como base do sistema, são fundamentais. Mas, nunca sozinhas, e sim parte de uma composição", frisou.

Para Karin, as energias hídricas precisam ser incentivadas e, para isso, dependem de projetos, licenciamentos robustos e as melhores tecnologias. "O maior desafio das hídricas é mostrar esse papel de base que sempre tiveram e vão continuar tendo. Temos um rol de trâmites de licenciamento que precisamos melhorar", diz a especialista. A consultora acredita que há estrutura para que a descarbonização aconteça. Por isso, saúda eventos como o fórum, que deverá ampliar o debate acerca do tema. "Que possamos mostrar para as pessoas que soluções podem e devem ser construídas de forma conjunta, unindo governos, parceria privada e sociedade como um todo, eliminando dogmas e crendices que foram propagados por um bom tempo", afirmou Karin.

Programação e inscrições

Na programação do Fórum de Energias Renováveis, ainda estão confirmadas as presenças do presidente do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, do deputado Frederico Antunes, a secretária estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Marjorie Kauffmann, do secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, além de dirigentes de entidades como Famurs e Senar. Os painéis serão transmitidos pelo canal do Correio do Povo no Youtube e ainda contarão com cobertura da Rádio Guaíba e da Record TV.

O credenciamento dos inscritos começará às 8h30 e os debates a partir das 9h. As inscrições são limitadas ao espaço do local e devem ser feitas pelo e-mail eventoscp@correiodopovo.com.br, pelo WhatsApp 51 99387.6515 ou pelo site. O Centro de Eventos do CIEE RS, palco do Fórum, fica na avenida Dom Pedro II, 861, no bairro Higienópolis.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895