Fórum de Energias Renováveis mostrará que o tema já está consolidado no RS, diz secretária da Sema

Fórum de Energias Renováveis mostrará que o tema já está consolidado no RS, diz secretária da Sema

Titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, será uma das painelistas do evento, em agosto

Correio do Povo

publicidade

Um tema que já faz parte do cotidiano presente e não é mais apenas um sonho do futuro. O Fórum de Energias Renováveis, que chegará à terceira edição no dia 17 de agosto, em Porto Alegre, será uma realização do Correio do Povo e do Sindicato da Indústria de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS). O evento levará ao Centro de Eventos do CIEE RS diversos especialistas da área.

A secretária estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Marjorie Kauffmann, estará entre os painelistas e garante que o assunto sobre as energias limpas já é realidade no Estado e no país. “Não pode ser mais ser considerado uma utopia, nem novidade. Temos uma cadeia produtiva calcada nas energias renováveis. Talvez, muitas pessoas ainda não tenham esta noção, por isso, a importância deste evento, que será um canal de divulgação do que acontece e sobre planos existentes para o futuro”, afirmou.

O aproveitamento de Hidrogênio Verde (H2V) é um dos exemplos citados por Majorie e que deverá ser apresentado durante seu painel no fórum. Recentemente foi firmado uma parceria entre RS e Holanda para fomentar o desenvolvimento econômico com foco em energias renováveis, sustentabilidade e transição energética nos portos gaúchos. “Esse acordo incluiu diversos estados brasileiros. A intenção é elencar o que irá integrar a Carta de Intenções que será assinada especificamente com o Rio Grande do Sul. A qualificação da mão de obra para o mercado do Hidrogênio Verde será um dos itens a serem fomentados”, garantiu a titular da Sema, lembrando a possibilidade de geração de empregos em diversas etapas da cadeia.

Marjorie lembrou o potencial das energias hídrica, eólica e solar no RS. “Historicamente, o Estado foi conservador para que começássemos a trabalhar nisso, no entanto, tivemos mais estudos e houve mais mapeamentos sobre energias limpas”, recordou. Um desses levantamentos foi feito em 2022 pelo Estado, o único do país a se aprofundar no hidrogênio verde, que pode ser produzido, principalmente, a partir do aproveitamento da força dos ventos e da radiação solar. Atualmente, 80% da energia produzida no RS tem origem renovável, sendo cerca de 20% de energia eólica, com grande margem de exploração do potencial.

“Essas políticas públicas estão no conjunto de metas dentro do guarda-chuva das mudanças climáticas. Iniciativas que contribuem para que o RS ocupe um lugar nesse momento em que vivemos”, acrescentou Marjorie.

Programação e inscrições

Na programação do Fórum de Energias Renováveis, ainda estão confirmadas as presenças do presidente do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, do deputado Frederico Antunes, do secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, além de dirigentes de entidades como Famurs e Senar. Os painéis serão transmitidos pelo canal do Correio do Povo no Youtube e ainda contarão com cobertura da Rádio Guaíba e da Record TV.

O credenciamento dos inscritos começará às 8h30 e os debates a partir das 9h. As inscrições são limitadas ao espaço do local e devem ser feitas pelo e-mail eventoscp@correiodopovo.com.br, pelo WhatsApp 51 99387.6515 ou pelo site www.bit.ly/forumenergiasrenovaveis. O Centro de Eventos do CIEE RS, palco do Fórum, fica na avenida Dom Pedro II, 861, no bairro Higienópolis.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895