Fórum Estadual de Investimentos destaca oportunidades econômicas do RS na Federasul

Fórum Estadual de Investimentos destaca oportunidades econômicas do RS na Federasul

Evento ocorre nesta terça com destaque para instituição da Frente Parlamentar dos Portos

Felipe Faleiro

publicidade

Reunindo cinco secretários, o vice-governador Gabriel Souza, nomes da iniciativa privada, representantes de agências de fomento e Câmaras de Comércios da Alemanha, Itália, Estados Unidos, Argentina e Israel, entre outros participantes, é realizado nesta terça-feira no Salão Nobre do Palácio do Comércio, em Porto Alegre, o Fórum Estadual de Investimentos, a fim de discutir as oportunidades econômicas do Rio Grande do Sul. O encontro, organizado pela Federação de Entidades Empresariais do RS (Federasul) também instituiu a Frente Parlamentar dos Portos, assinada por 21 deputados estaduais.

A Federasul, por meio de seu presidente, Rodrigo de Sousa Costa, entregou ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, uma versão em inglês do Manifesto Empreendedor Gaúcho, documento feito pela federação visando as virtudes econômicas atuais do estado e prospecções para o ano de 2035, bicentenário da Revolução Farroupilha. Polo terá missão oficial à China nas próximas semanas, e a intenção é que o documento seja um elo entre o RS e os asiáticos. 

“Enxergamos que o Rio Grande do Sul passa por uma janela enorme de oportunidades neste momento. Depois de 40 anos de beligerância ideológica, que nos trouxe um legado de dificuldades no estado, houve um enfrentamento da questão a partir de 2015 por parte de sucessivos governos e do parlamento. Isto nos trouxe equilíbrio fiscal e um momento de maior receptividade a investimentos. O estado fez o dever de casa, está com as contas e salários em dia”, salientou Costa.

O diretor da Federasul e coordenador do fórum, Altair Toledo, disse que o desafio é ampliar ainda mais a competitividade, com melhorias na infraestrutura, participação de mão de obra e investimentos em inovação. “A ideia do fórum é justamente debater estas oportunidades, falando de combustíveis, energias renováveis, conhecendo o que as Câmaras de Comércio estão fazendo em relação ao estado, como o RS está se posicionando frente ao cenário global. Também buscamos mostrar os eventuais e barreiras para investir”, afirmou ele.

Entre estas dificuldades, Toledo destacou a fuga de mão de obra do Rio Grande do Sul, na qual os jovens estão migrando para outros locais, acompanhando o envelhecimento da população gaúcha, além da melhor mobilidade para o escoamento da produção, além do desafio da transição energética. Já Polo destacou a importância do fórum para fomentar o debate a respeito de tornar o estado cada vez mais competitivo. 

“Estamos fazendo mudanças estruturais para deixar o RS com mais celeridade e agilidade nos processos, além de respostas mais rápidas ao empreendedor e criando este ambiente amigável a quem empreende”, disse o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico. Segundo ele, o equilíbrio fiscal foi alcançado a partir de “concessões, privatizações e reformas importantes com o apoio parlamentar”. “Este aspecto é importante e necessário para que o estado resgate sua capacidade de investir mais, gerando empregos, movimentando a economia e trazendo um resultado positivo”, destacou Polo.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895