Feira Internacional da Construção, Construsul mobiliza público do setor em Porto Alegre
Expectativa é de que 35 mil pessoas circulem pelo local até a sexta-feira
publicidade
O Pavilhão do Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) teve fluxo intenso de público já no primeiro dia da 24ª Construsul – Feira Internacional da Construção, em Porto Alegre. O evento segue até 4 de agosto, com 300 expositores e expectativa de 35 mil pessoas. "Estávamos otimistas e esse otimismo se comprovou na abertura da Feira. Está praticamente lotada", celebrou o diretor da Sul Eventos Feiras Profissionais, Paulo Richter, organizador da Construsul.
No primeiro dia, uma comitiva com representantes do Executivo e do Legislativo municipal circulou pela área de exposição, de 20 mil metros quadrados, que reúne atrativos para os setores de construção, acabamentos e infraestrutura. "A feira contribui com todos esses aspectos para crescer a economia da cidade e mostra para o mundo que o Rio Grande do Sul está em condições de liderar esses processos de desenvolvimento, até nas indústrias mais tradicionais, como a da construção civil", disse o vice-prefeito da Capital, Ricardo Gomes.
O gestor público ainda destacou o setor como o maior empregador de Porto Alegre e afirmou que é também um ingresso ao mercado de trabalho para quem não tem qualificação, movimentando a economia local.
A cada edição da Construsul, a organização afirma que sempre são apresentadas novidades. "É uma feira que sempre se moderniza. Às vezes, a gente não percebe esse modernismo, mas ele está sempre acontecendo, quer seja na formulação de tintas a base de água, sem cheiro, na automação dos imóveis, ou na melhora da performance dos painéis solares", avaliou o responsável pelo evento. Richter também ressaltou a presença de soluções sustentáveis.
Pela primeira vez com estande na Feira, Marcelus Oliveira trouxe a Telhado Vivo, diretamente de Nova Petrópolis, na Serra gaúcha, com produtos como telhados verdes, jardins verticais e piscinas com água sem químicos. Ele frequentou o evento em outros anos e viu uma oportunidade de fechar negócios. "Como é a primeira, não temos um balizador, mas a gente acredita que a Feira vai impulsionar, em média, em 20% as nossas vendas", projetou o empresário.
Eles também levaram uma iniciativa social para a Construsul: a cada novo seguidor no Instagram, doarão 50 centavos para a ONG Unidas pela Vida, que entrega cestas básicas para mulheres em situação de vulnerabilidade.