Fluxo de veículos em estradas pedagiadas sobe 2,2% em janeiro, diz ABCR

Fluxo de veículos em estradas pedagiadas sobe 2,2% em janeiro, diz ABCR

Na comparação com o mesmo período do ano passado crescimento é ainda maior com 12,3%

AE

TCU determina corte na tarifa de pedágios da freeway em 10 dias

publicidade

O fluxo total de veículos em estradas com pedágio avançou 2,2% em janeiro de 2023 ante dezembro de 2022, na série com ajuste sazonal, informaram a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e a Tendências Consultoria Integrada. Nas aberturas, o fluxo de veículos pesados avançou 1,1% na margem em janeiro, enquanto no fluxo de veículos leves a alta foi de 2,5%.

Na comparação com janeiro de 2022, o fluxo total de veículos cresceu 12,3%, puxado pelas altas de 15,3% dos veículos leves e de 2,4% nos veículos pesados na mesma comparação, de acordo com a ABCR.

"O desempenho positivo de leves nos últimos dois meses sugere a presença de um efeito positivo propiciado pelo período de férias e confraternizações entre 2022 e 2023, aparentemente em intensidade superior ao dos últimos dois anos, quando a pandemia afetou a rotina de trabalho presencial e atividades escolares", comentam os analistas da Tendências Consultoria, Thiago Xavier e Davi Cardoso. "Além disso, em termos macroeconômicos, o cenário é preponderantemente favorável ao consumo de serviços, em especial, para as famílias de maior renda", acrescentam.

De acordo com os analistas, o fluxo de veículos pesados também tem crescido, embora o resultado ainda seja inferior ao registrado no primeiro semestre de 2022. "Do ponto de vista econômico, o setor capta a conjuntura industrial adversa, considerando a combinação de juros elevados, escassez de grupos de insumos e matérias primas para alguns subsetores industriais, em um contexto de menor demanda por bens de consumo", afirmam.

Nos últimos doze meses até janeiro, o fluxo total de veículos em estradas acumula alta de 7,4%, resultado do avanço de 9,3% dos veículos leves e 2,0% dos veículos pesados.

Estados

O fluxo total de veículos em rodovias com pedágio em São Paulo avançou 2,0% em janeiro frente a dezembro, em termos dessazonalizados, de acordo com a ABCR. O segmento de leves apresentou alta de 1,9%, enquanto os pesados tiveram alta de 0,1%.

Em relação ao mesmo período de 2022, o índice total aumentou 14,0%. O fluxo pedagiado de veículos leves cresceu 17,1%, enquanto o fluxo de pesados 3,0%. Nos últimos doze meses, o índice total acumula alta de 9,0%, fruto do aumento de 11,0% de leves e 3,0% de pesados.

No Rio de Janeiro, o fluxo total apresentou alta de 2,5% em janeiro ante dezembro, em termos dessazonalizados. O resultado decorreu do crescimento de 3,0% de veículos leves e 2,5% de pesados.

Na comparação com janeiro de 2022, o índice total registrou aumento de 8,9%. O fluxo de leves subiu 10,3% e o fluxo de pesados subiu 1,5%. Nos últimos doze meses, o índice total acumula crescimento de 4,6%, fruto da alta de 4,8% dos veículos leves e de 3,6% dos veículos pesados.

 


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895