Gaúchos estreantes destacam suas descobertas em Hannover

Gaúchos estreantes destacam suas descobertas em Hannover

Negócios, trocas de experiência e conhecimento de novas soluções estiveram entre os apontamentos

Mauren Xavier, direto da Alemanha

Negócios, trocas de experiência e conhecimento de novas soluções estiveram entre os apontamentos

publicidade

Parcerias, trocas de experiência, conhecimento de novas soluções e produtos e elevado nível de tecnologia estiveram entre os apontamentos feitos por alguns gaúchos que participaram pela primeira vez da feira de Hannover. O evento, que é a maior feira de inovação e tecnologia para a indústria, durou uma semana e terminou na sexta-feira passada. Durante o retorno ao Brasil, parte dos integrantes da comitiva de prospeção de negócios, liderada pela CNI e Fiergs, avaliou os pontos altos e práticos da semana de imersão no solo alemão.

"Vim muito com o foco na Indústria 4.0, buscando tecnologias e digitalização. Mas o que me surpreendeu para os nossos processos (dentro da empresa) foram as gêmeas digitais, que vêm muito forte, e que vamos levar o que aprendemos aqui para a Serra Gaúcha para melhorar os nossos processos", avaliou o gerente de suprimentos da Tramontina, Eduardo Zaro. Neste sentido, recentemente a empresa fechou parceria com a SAP, que é um dos líderes mundiais em desenvolvimento de softwares para gerenciamento de processos e negócios, para avançar nesse segmento.    

Teve também quem já encaminhou possíveis parcerias para o pós-feira. "O meu objetivo era prospectar e achar novos clientes e parceiros com relação a alguma tecnologia nova que eles estavam expondo. Encontrei duas empresas e que teremos uma reunião nos próximos dias para sermos o parceiro deles no Brasil", adiantou Thomas Metz, fundador da 3035Tech, empresa desenvolvedora de softwares do RS.

No segmento do varejo, o presidente do Sindilojas Região Centro, Ademir José da Costa, destacou que essa experiência é uma oportunidade de conhecer o que a indústria está desenvolvendo e pensando, uma vez que isso acaba impactando no futuro o comércio. "Aqui (Hannover) podemos ver o que podemos utilizar no futuro. É possível ver como a indústria se antecipa (nas inovações) e nós também podemos fazer isso ao pensar nos próximos investimentos", afirmou, complementando ser importante que haja essa integração, como no caso de representantes do segmento industrial participarem de feiras do varejo também. 

Para o diretor da Morlub (empresa de óleos industriais de alta performance e fontes renováveis), Agenor Fortuna de Carvalho, a feira superou as suas expectativas, uma vez que o objetivo inicial era sondar o mercado europeu na área de energia, uma vez que pretendemos iniciar a internacionalização da empresa. "Levo na bagagem  muita coisa boa. Mas me surpreendeu a importância da redução de carbono. Como eles levam a sério. Vi que há muita coisa no Brasil que pode ser oferecida. Algumas coisas até à frente do que vimos aqui. Mas há outras que podemos melhorar e crescer, porque há um mercado enorme", avaliou. 

Diretor da Fertilizantes Piratini, João Mário Darós também estreou na feira e ressaltou esse como um ponto de atualização tecnológica do que está ocorrendo agora. "Nem sempre a gente consegue acompanhar e é uma evolução fantástica", ressaltou.  

O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas Rosa, também estreante na feira, ressaltou que é essencial o poder público estar atento às inovações que estão ocorrendo na Europa e que nos próximos anos farão parte do dia a dia das empresas no Brasil, como a questão da sustentabilidade. "É muito importante os governos federal, estaduais e municipais estarem antenados na possibilidade de trazer benefícios fiscais e incentivos financeiros para as empresas que adotam medidas de sustentabilidade. Esse é um trabalho que os governos têm que fazer para auxiliar para que essas empresas possam implementar esses projetos (de sustentabilidade), já que há um custo elevado para o empresário", pontuou.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895